PROGRAMA DE ENSINO DE LÍNGUAS EM ÂMBITO INSTITUCIONAL - RUSSO I (NÃO VALIDADO)

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

No Brasil vivem hoje cerca de 750 mil estrangeiros e São Paulo é a porta de entrada da maioria (1). A presença da população migrante na cidade vem crescendo dia-a-dia, assim como as legislações para garantir o direito a essa população. Dentro desse contexto, novos desafios estão sendo colocados para os colaboradores da PMSP, como o desafio da comunicação: como realizar um bom atendimento se não consigo entender a demanda trazida?

A barreira linguística encontrada trouxe a motivação para criar este curso que trará conceitos básicos para que o atendimento seja realizado em sua totalidade, seja para o público interno ou externo.

Com seu destaque, São Paulo é a sexta maior metrópole do mundo. Seguindo diretrizes internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) onde determina que as seis línguas oficiais de comunicação internacional são: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, russo (2) e a Prefeitura do Município de São Paulo se coloca a frente trazendo capacitação aos agentes públicos municipais no que diz respeito ao ensino de línguas em âmbito institucional.

(1) Dados do Atlas de Imigração – UNICAMP, São Paulo
(2) Resolução 71/323 – ONU.

OBJETIVO
• Alfabetização para tornar acessível a leitura de textos simples;
• Mostrar as características gramaticais formativas da Língua Russa.

CONTEÚDO
• Alfabeto Russo — identificação dos códigos gráficos e dos sons das letras;
• Treinamento de leitura de palavras isoladas;
• Treinamento de escrita de palavras isoladas;
• Treinamento de leitura de frases coloquiais (diálogos e prestação de informações);
• Treinamento de verbalização de frases coloquiais (diálogos e prestação de informações).

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos municipais que realizem atendimento na PMSP, tanto de público interno quanto externo; funcionários que trabalhem com imigrantes; funcionários que realizam fiscalização, funcionários de Recursos Humanos; futuros atendentes do Descomplica/SP; demais interessados no tema mediante compatibilidade com as justificativas. 10% das vagas para a sociedade civil.

METODOLOGIA
Aulas participativas presenciais; alfabetização com leitura de palavras e frases; uso de livros didáticos; exercícios; princípios de conversação.

CARGA HORÁRIA
24 horas (20h presenciais + 4h não presenciais).

AVALIAÇÃO
Frequência: 83%
Conceito: BOM