PREFEITURA DE SÃO PAULO

Secretaria Municipal da Fazenda realiza 100% dos atendimentos à distância

Entre os principais serviços estão o registro no CCM e o atendimento a dúvidas de contribuintes

23/04/2021 11h00


A pandemia da Covid-19 trouxe um novo cenário e grandes desafios para a administração pública. Na Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo foi realizado um amplo esforço para garantir a realização de 100% dos atendimentos ao público de forma remota, à distância.

 

“Nosso compromisso é buscarmos sempre melhorar o atendimento ao contribuinte, facilitar as relações dos cidadãos paulistanos com a Secretaria da Fazenda e modernizar nossos procedimentos com uso ainda mais massivo de tecnologia da informação”, destaca o secretário municipal da Fazenda, Guilherme Bueno de Carvalho.

 

Entre os principais serviços da Fazenda disponibilizados de forma remota estão a abertura e cancelamento de Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM); parcelamentos; desbloqueio de Senha Web; pedidos de isenção de IPTU; devolução de valores; Juntada em processos; e dúvidas sobre IPTU, ISS, ITBI e taxas mobiliárias.

 

Em média, a Fazenda municipal realiza mais de 1.000 atendimentos por dia, via Portal 156. Além disso, mais de 150 serviços online estão disponíveis, ininterruptamente, de domingo a domingo, inclusive feriados.


Nessa mesma linha merece destaque a ampliação dos serviços oferecidos via Solução de Atendimento Virtual (SAV). No 1º trimestre de 2021 foram autuados mais de 4.800 processos, pelos próprios contribuintes, nesta plataforma. Além de solicitações para alteração cadastral de imóvel, contestação de cobranças e recursos contra decisões julgadas, desde o dia 6 de abril, o a SAV também recebe pedidos de restituição dos tributos municipais, somando-se ao serviço de devolução e restituição de valores.


Saiba mais sobre os serviços à distância acessando o site da Secretaria Municipal da Fazenda.



Serviços em destaque


- Esclarecimento de Dúvidas e Autuação de Processos

O interessado escolhe o serviço desejado dentre os disponíveis no Portal SP 156

 

- Senha Web - Novos procedimentos como prova de identificação do usuário

Solicitação e desbloqueio

Portal SP 156 - Pessoas Físicas, MEI e Empresário Individual

Portal SP 156 - Pessoas Jurídicas

 

- “Juntada” agora é “Processo Administrativo - Complementar documento”

O interessado efetua solicitação pelo Portal SP156

 

- Pedido de Restituição/Devolução de valores pagos a maior, indevidamente ou em duplicidade

Solicitação para Devolução/Restituição de Valores

 

- SAV – Solução de Atendimento Virtual

Solução de Atendimento Virtual (SAV)