Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação

A Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (COTEC), criada por meio do Decreto Municipal nº 52807 de 22 de novembro de 2011, controla as atividades relacionadas à identificação e tratamento das necessidades tecnológicas da Secretaria. São propostas pela área normas relacionadas à tecnologia de informação e comunicação. É do seu dever a implantação de tecnologias de gestão e controle de projetos e a gestão da prestação dos serviços relacionados à área.

A COTEC é responsável também pelo parque de informática e de infraestrutura, pelo portfólio de sistemas informatizados da Secretaria e pela segurança da informação do ambiente informatizado do setor, promovendo a aplicação de políticas e procedimentos, bem como projetos, processos, norma e padrões.

Analisar a viabilidade de implantação de soluções informatizadas, propor ações visando fomentar a educação, geração, disseminação, atualização e o gerenciamento de conhecimento por meio de ferramentas e processos relativos à tecnologia e ainda, especificar e homologar os sistemas informatizados, de acordo com as necessidades e parâmetros definidos pelas unidades da secretária, também são funções destinadas a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação.

A COTEC concebeu o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria. Trabalha junto aos prestadores de serviço de tecnologia da informação e comunicação e ao Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação – CMTIC, para estabelecer a interface com as unidades requisitantes em todas as demandas e projetos de tecnologia da informação e comunicação.

Tem como meta ainda a realização de estudos e pesquisas, visando o desenvolvimento e implantação de novos conhecimentos, tecnologias e soluções no campo do setor e gerir os serviços de manutenção e suporte técnico dos ativos de hardware e software do parque de informática da Secretaria.

Para execução das atividades listadas acima a COTEC possui a Divisão de Suporte, Serviços e Operação de Informática - DIINF; a Divisão de Segurança da Informação - DISEG; o Departamento de Gestão Estratégica de Projetos de Sistemas de Informação – DEPRO; a Divisão de Projetos de Sistemas Corporativos e Estruturantes – DICOE; a Divisão de Desenvolvimento Interno – DIDEV e a Divisão de Projetos de Sistemas Departamentais – DIDEP.