Núcleos de Prevenção à Violência

Secretaria Municipal de Saúde


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com mecanismos de proteção e acolhimento, como os Núcleos de Prevenção à Violência (NPVs), que foram instituídos para lidar com a questão da violência contra a mulher e os demais públicos vulneráveis, como crianças e idosos, em todas as unidades da rede municipal de saúde de São Paulo, incluindo as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Formados por equipes multidisciplinares, eles desenvolvem ações de prevenção, conscientização e acolhimento. Em casos envolvendo violência, a equipe do NPV é acionada para articular o cuidado de forma integral.

Além disso, para implementar o Programa de Acompanhamento Psicológico às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, foram criadas as equipes especializadas em violência nas Supervisões Técnicas de Saúde (STSs). Essas equipes atuam em parceria com os NPVs, oferecendo atendimento psicossocial e terapêutico por meio de intervenções e estratégias individuais e em grupo, a fim de promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além da potencialização da autonomia. Elas também apresentam às pessoas em situação de violência informações a respeito dos recursos jurídicos e de proteção social para lidar com a situação.