Serviços de Saúde do município de São Paulo

Você sabe qual serviço procurar quando precisa de atendimento médico?

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem serviços que englobam a Atenção Primária, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, promoção da saúde e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais, além de consultas com médicos e enfermeiros, oficinas de planejamento familiar, grupos educativos e de atividades físicas, orientação sobre alimentação saudável e outros.

As consultas são agendadas para acompanhamentos de doenças crônicas, puericultura, pré-natal, saúde da mulher e do homem, atendimento à pessoa idosa nas Salas dos Idosos, além de vacinação em geral.

A UBS também pode ser procurada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para sintomas como febre, dores de cabeça, tosse persistente e resfriados.

Quando você deve procurar uma UBS:

- Diarreia;
- Dor de cabeça;
- Resfriado ou gripe;
- Escoriações por queda;
- Acompanhamento de usuários com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Confira aqui a relação de UBS por região da Cidade de São Paulo.

Você também pode encontrar a UBS mais próxima pelo Busca Saúde.

ASSISTÊNCIA MÉDICA AMBULATORIAL (AMA)

A Assistência Médica Ambulatorial (AMA) tem como função o atendimento não agendado de pessoas com doenças ou agravos de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia. O objetivo é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.

Há três categorias de AMA:

- Tradicional: atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h
- Hospitalares: integradas a hospitais, funcionam 24 horas
- Especialidades: prestam atendimento secundário complementar à saúde e oferecem apoio e retaguarda às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região e às AMAS tradicionais.

Quando você deve procurar uma AMA Tradicional:

- Crises de pressão alta;
- Torções;
- Pequenos ferimentos.

Você também pode encontrar a AMA mais próxima pelo Busca Saúde.

CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são portas de entrada para o atendimento na área de Saúde Mental dentro da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo.

O primeiro local de procura para buscar ajuda, pelo adoecido ou por familiares, são as Unidades de Saúde Básica (UBS) mais próxima da residência, que poderão atender a demanda na própria UBS ou sugerir a procura pelo CAPS.

O CAPS também atua no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso.

Ao perceber mudanças importantes no seu cotidiano, considere procurar ajuda profissional. Fique atento a sinais como:

- Dificuldade persistente e recorrente para dormir;
- Perda do desejo de viver, de sair da cama, de conversar com outros, de realizar atividades que antes lhe davam prazer, de forma persistente;
- Grande irritabilidade, de forma recorrente;
- Ideias de que a vida não vale mais a pena ser vivida;
- Abuso de álcool ou outras drogas;
- Pensamentos inadequados e recorrentes.

Saiba mais sobre os CAPS

Confira aqui a relação de CAPS por região da Cidade de São Paulo

Você também pode encontrar o CAPS mais próximo pelo Busca Saúde.

UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas funcionam sete dias por semana e podem atender grande parte das urgências e emergências. Concentram atendimentos de saúde de alta complexidade. Possuem estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.

O paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, estabilizado, podendo ser liberado para acompanhamento na UBS, ou, dependendo do estado de saúde, encaminhado para uma unidade de internação (hospital). Estas unidades têm capacidade para atender sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar em mais de 90% dos casos.

Você também pode encontrar a UPA mais próxima pelo Busca Saúde.

HOSPITAIS MUNICIPAIS

Os hospitais municipais oferecem atendimento das urgências e emergências, internação por especialidades e serviços especiais para tratamentos intensivos. Realiza cirurgias agendadas (eletivas) e cuidados para gestantes, como o parto.
As unidades hospitalares contam também com assistência multiprofissional aos pacientes em regime de internação e realiza exames diagnósticos e terapêuticos agendados e para pacientes em internação.

Serviços oferecidos no hospital:

- Urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, ortopédicas e neurológicas.


Você também pode encontrar um hospital municipal mais próximo pelo Busca Saúde.

EMERGÊNCIA 192

O 192 é um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência da Prefeitura de São Paulo. Você pode acionar o serviço através de telefones sem utilizar fichas ou cartão.

O 192 atende apenas situações de emergências médicas. Não dê trote! Você poderá prejudicar seriamente outra pessoa que esteja em risco de vida.

O que você deve saber antes de ligar para o 192:

- O que aconteceu com o paciente;
- Informações de endereço rua, avenida, número, bairro e referência do local da ocorrência;
- Dados do paciente, como nome, idade e sexo;
- O número do telefone de onde você está ligando.

Saiba mais sobre Serviços - Emergência 192