4° Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo

A secretária Denise Motta Dau, a secretária adjunta, Dulce Xavier, e a equipe da SMPM participaram da 4° Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo, que acontece nos dias 15 e 16 de fevereiro. Mais de 800 mulheres da sociedade civil e do poder público de 103 municípios de São Paulo, representantes das várias entidades e movimentos (indígenas, negras, imigrantes, LGBT, entre outras), estão reunidas para discutir, propor e formular diretrizes de novas políticas direcionadas às mulheres. Com mais de 260 participantes, o município de São Paulo tem a maior delegação na 4a CEPM.

Eleonora Menicucci, secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Denise Motta Dau, secretária da SMPM, delegada Rosmary Correa, presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, participaram da abertura da 4° Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo. 

"A nossa expectativa é que as propostas do município de São Paulo e de todos os outros municípios, que também realizaram Conferências Municipais, sejam encaminhadas para o Documento Estadual e, com isso, seja construído o primeiro Plano Estadual de Políticas para as Mulheres", afirmou a secretária Denise Motta Dau. "Esperamos, também, que o estado de São Paulo tire propostas prioritárias para a construção do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Para nós, é fundamental o fortalecimento dos OPMs (Organismos de Política para as Mulheres), que são as coordenadorias e as secretarias municipais e estaduais de políticas para as mulheres. A partir da criação desses espaços, as políticas para as mulheres passam a ter estrutura, orçamento, recursos humanos e, consequentemente, visibilidade, empoderamento e ações concretizadas."

Dulce Xavier, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), fez parte da Comissão Organizadora da 4ª CEPM e ressalta a importância do evento, realizado anualmente em todos os Estados do país.

A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo aconteceu em 18, 19 e 20 de setembro de 2015, reuniu 1420 mulheres, e foi organizada pela SMPM em conjunto com uma Comissão Organizadora formada por 136 pessoas, entre representantes da sociedade civil e poder público.