5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres supera número de participantes de edições anteriores

1420 mulheres participaram da Conferência. Propostas aprovadas nos eixos serão sistematizadas para formulação do Primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo.

Encerrou neste domingo, 20/09, a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo, realizada nos dias 18, 19 e 20 de setembro. Com o objetivo de discutir e formular propostas, diretrizes e subsídios para as políticas públicas direcionadas às mulheres na cidade, sob o tema “Participação, Políticas Públicas e Consolidação de Direitos: Construindo o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, a atividade contou com a participação de 1420 mulheres, sendo 1022 delegadas, superando o número de participantes de edições anteriores.

“Encontros como este servem para consolidar as políticas públicas implementadas nos últimos dois anos, inclusive a própria secretaria [Municipal de Políticas para Mulheres] e criar um horizonte de inovação e de progressão das políticas públicas voltadas para as mulheres que sejam referência para São Paulo [Estado] e para o país. Eu penso que são Paulo pode dar muitos exemplos de boas práticas voltadas para a igualdade de gênero”, afirmou o prefeito Fernando Haddad na solenidade de abertura, realizada na sexta-feira, primeiro dia da Conferência.

A 5ª Conferência Municipal de Política para as Mulheres foi organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em conjunto com uma Comissão Organizadora formada por 136 pessoas, entre representantes da sociedade civil (entidades, movimentos e fóruns regionais de políticas para as mulheres) e poder público.

“Esses eventos servem para conferir a implantação das políticas públicas para as mulheres. Conferir para dar o significado de um controle social. Não posso estar presente em todas as conferências que acontecem pelo Brasil, mas já tinha registrado minha participação aqui em São Paulo, pela importância do trabalho e do apoio dedicado às mulheres tanto Secretaria Municipal como pela gestão do prefeito, que já virou referência para outros municípios”, afirmou a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres acontece após a realização de 16 pré-conferência regionais, no âmbito das 32 Subprefeituras da cidade, que contaram com a participação de 1.640 mulheres. Foram debates importantes, aprofundados durante a 5ª CMPM. Além das etapas regionais, foram realizadas sete pré-conferências temáticas, que contaram com a participação de 700 mulheres, debatendo sob perspectivas específicas, como as idosas, as jovens, portadoras de deficiências, as imigrantes, negras, indígenas, transexuais, travestis, lésbicas, mulheres trabalhadoras e relações do trabalho, e um recorte inovador, que buscou debater e ouvir as demandas das mulheres prostitutas e/ou em situação de prostituição.


“Essa conferência, diferente de outras, não é organizada apenas em torno de temas, mas foi preparada também com foco no fator de identidade de suas participantes com seus segmentos, ou seja, é uma convenção organizada para que as mulheres, além de contribuírem com a avaliação e formulação de políticas públicas de gênero, também sejam as principais sujeitas políticas e protagonistas deste processo”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Denise Dau.

A 5ª CMPM debateu e aprovou propostas em torno de sete eixos de discussão: Educação e Gênero, Autonomia Econômica, Enfrentamento à Violência, Cultura e Comunicação Não Sexista, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Participação Política e Controle Social e Direito à Cidade e Mobilidade. Em cada um dos eixos foram aprovadas propostas para as etapas nacional e estadual de Políticas para as Mulheres. Já as propostas aprovadas para a esfera municipal, serão todas sistematizadas para formulação e apresentação do primeiro Plano Municipal de Políticas para as Mulheres da Cidade de São Paulo.

Na etapa final da 5ª Conferência Municipal foi eleita a delegação de mulheres que representará, pelo poder público e pela sociedade civil, a cidade de São Paulo na IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.


Estiveram presentes na Conferência a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão, a coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, os secretários municipais Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Arthur Henrique (Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo), Nabil Bonduki (Cultura), Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania) e Alexandre Padilha (Saúde), o deputado federal Vicente Cândido, o deputado estadual José Zico Prado, a vereadora Juliana Cardoso, o diretor técnico da AdeSampa, Luiz Claudio Marcolino e os subprefeitos de Sapopemba, Nereu Marcelino do Amaral, de Parelheiros, Nilton Oliveria, e de Cidade Ademar, Francisco Lo Prette Filho.

*com informações de SECOM

Crédito da Foto: Leon Rodrigues - SECOM