Semana das Juventudes 2020

Este ano, por conta das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Semana da Juventude, promovida pela Coordenação de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, vai ser totalmente virtual, sem prejuízo da qualidade dos debates e da programação cultural.

De 10 a 15 de agosto, em lives e pílulas formativas pelas redes sociais da SMDHC SP – Youtube e Facebook -, o evento criado em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, instituído pela ONU, em 12 de agosto, apresenta temas presentes no cotidiano dos(as) jovens das grandes metrópoles.

Com a responsabilidade de respeitar, proteger e promover os direitos humanos através de ações que corroborem para a materialização de um desenvolvimento sustentável adaptado à realidade da população jovem da cidade de São Paulo, a programação terá norte as áreas dos 5 P’s da Agenda 2030 da ONU (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria).

O prefeito Bruno Covas e a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Carletto, participam da live de abertura, no dia 10/8, que lançará 300 vagas para o curso “Don@ do Meu Trampo”, todas voltadas para o afroempreendedorismo jovem. O secretário da Saúde, Edson Aparecido, desenvolverá o tema “Covid 19 e os impactos na juventude” em outra live, no mesmo dia, às 19:00 horas.

Participam das lives instituições como a Fundação Lemann e Fundação Telefônica Vivo; Instituto Caixa Seguradora e Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes – UNODC e Fundação Baobá . No dia 11/8, Marcus Barão, vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude, apresenta dados sobre a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”.

Já nas pílulas formativas participam Politize, Fundação Estudar, IOS, Dinheirama, Global Attitude, Ecotece entre outras. Todas com conteúdos formativos nos mais variados temas para as juventudes.

A programação cultural inclui shows, em formato de lives, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, das cantoras Karol Conka e Drik Barbosa. Também, junto das Fábricas de Cultura com música pop internacional e gêneros como MPB e Sertanejo executados por artistas da periferia da cidade de São Paulo, em regiões, como Itaim Paulista, Cidade Tiradentes, Vila Curuçá e Sapopemba. Os shows serão transmitidos pelo Youtube da SMC.

Confira como foi a programação da Semana da Juventude