Embaixadores da Juventude

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Juventude (CPJ), e o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC) trouxeram o programa Embaixadores da Juventude para a capital paulista em 2020. A ação aproxima participantes com variados perfis sociais, econômicos, acadêmicos, religiosos, étnicos, de orientação sexual e de identidade de gênero, com o objetivo de colocá-las(os) como protagonistas e agentes de mudança para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU sejam alcançados.

Participaram jovens de 18 a 24 anos engajados pela mudança social, membros de comunidades indígenas, quilombolas, refugiados e egressos do sistema sócio-educacional, assim como jovens de movimentos sociais, políticos e empreendedores. A maior parte dos jovens participantes da edição da capital paulista foi de jovens mulheres negras.

Os chamados “ODS” da ONU são um apelo universal para o fim da pobreza, para a proteção do planeta e para que seja assegurado a todas as pessoas o direito à paz e à prosperidade. Na formação, os jovens serão capacitados para atuarem como mobilizadores comunitários e porta-vozes da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com apoio do CNP (antigo Instituto Caixa Seguradora), o programa que foi criado em 2016 e já teve edições em Brasília (DF), Salvador (BA) e Belém (PA), e já impactou mais de 100 jovens. Na cidade de São Paulo, o curso foi financiado por emenda parlamentar da então vereadora Soninha Francine.
 

Edição 2021