SMDHC celebra o Dia Internacional da Juventude com um mês inteiro de atividades

A programação reforça o papel dos jovens nos processos de participação social e ocupação dos espaços públicos da Cidade

Dia 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude. Aprovada em 1999 pela Assembleia Geral da ONU, a data celebra as conquistas e os desafios da juventude no mundo todo. Em São Paulo, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) programou um mês inteiro de atividades que reforçam o papel dos jovens nos processos de participação social e ocupação dos espaços públicos da Cidade.

O festival Mês da Juventude teve início no dia 5, com o debate ‘Nas ruas é que se muda o Brasil: jovens nos processos de mudança política’. No dia 16, o Vale do Anhangabaú será ocupado por diversas atividades culturais e um grande show, que reunirá os artistas Dexter, Flora Matos, Rashid e DJ KL Jay. Os eventos seguem até o dia 30 de agosto.

Confira a programação completa do Mês da Juventude

A Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC

Em São Paulo, há uma coordenação municipal responsável pela defesa dos diretos dos jovens na Cidade: a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC. Desde 2013, a Coordenação se propõe a ouvir e entender as demandas dos jovens em toda a sua diversidade, procurando romper as barreiras entre centro e periferia, ampliando o acesso e o direito à cidade, priorizando, sobretudo, a juventude negra das periferias de São Paulo.

Estudos recentes comprovam que jovens negros são as principais vítimas de homicídio na Cidade, além do principal alvo de abordagens policiais. O Plano Juventude Viva, lançado em outubro de 2013 em São Paulo, é um programa do governo federal que procura enfrentar a violência contra esses jovens, promovendo ações que proporcionem sua autonomia e a redefinição de suas trajetórias de vida. O Plano contempla dez distritos, envolvendo 14 secretarias municipais na articulação de políticas nos territórios mais vulneráveis.

Outra ação importante da Coordenação é a criação das Estações Juventude, um programa do governo federal que procura ampliar o acesso dos jovens a políticas públicas, divulgando projetos que dialoguem com as áreas de interesse da juventude. Serão duas estações em São Paulo: uma fixa, localizada no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na zona norte, e outra itinerante, que funcionará como uma unidade móvel, ofertando serviços para jovens por toda a Cidade.

Aliada às secretarias municipais do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE) e de Educação (SME), a Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC ainda está trabalhando no fortalecimento de programas que darão aos jovens maior acesso a cursos técnicos e ao mercado de trabalho, como o PRONATEC, o PROJOVEM e o Bolsa Trabalho.

A Coordenação também tem desenvolvido diversas ações em diálogo com os interesses e as demandas dos jovens paulistanos, como projetos com grafite nas periferias e na região central; o Circuito Juventude nas Ruas, que promoveu diversas atividades culturais e esportivas em distritos periféricos durante o Festival de Direitos Humanos 2013; o mapeamento para manutenção das pistas de skate de São Paulo (saiba mais); e a formação de uma comissão de arte de rua para a conservação de grafites e intervenções nos muros da Cidade (saiba mais).

Além destas ações estratégicas, a Coordenação ainda acompanha denúncias e ocorrências de violação de direitos humanos, como as recentes chacinas, execuções e prisões arbitrárias.

Acesse mais informações sobre a atuação da Coordenação de Políticas para Juventude