SMDHC participa do lançamento da pesquisa 'O jovem e o futuro na cidade de São Paulo'

Levantamento da FESPSP foi realizado no final de 2013, com 409 entrevistados, de ambos os sexos, entre 15 e 29 anos. Destes, 58,7% disseram gostar de morar em São Paulo, mas 62,9% consideraram o transporte público ineficiente

O coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Gabriel Medina, participou, na quinta-feira dia 3, do lançamento da pesquisa 'O jovem e o futuro na cidade de São Paulo', organizada pelo Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Coordenada pelo professor Rodrigo Estramanho de Almeida, a pesquisa avaliou a expectativa, o posicionamento e a atitude dos jovens em relação à capital paulista. Das 409 pessoas entrevistadas, com idades entre 15 e 29 anos, 58,7% disseram gostar de morar em São Paulo. Entretanto, 62,9% consideram o transporte público ineficiente e dois terços reclamam da falta de segurança na Cidade. Além disso, a maior parte dos jovens se mostra descontente com o poder público, embora acredite que São Paulo tende a melhorar no futuro.

"A juventude tem sido tema central no País pelas lutas nas ruas, as reivindicações por uma mudança na sociedade, chamando a atenção do Estado. E me parece que ainda temos muito a caminhar para responder a esses anseios, a essas necessidades", afirmou Gabriel Medina no encontro.

Também estavam presentes o coordenador estadual de Juventude, Guilherme Sartori, e Paulo Ramos, articulador do Plano Juventude Viva em São Paulo, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).