Coordenação de Políticas para Juventude da SMDHC participa de etapa do curso JUVIVA

Iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC), o curso busca envolver a educação nas ações de combate à violência contra os jovens, em especial os jovens negros e de periferia

Professores da rede pública municipal receberam no sábado, dia 15, no Hotel Matsubara, centro, a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e as secretarias municipais de Educação (SME) e Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), como parte da etapa presencial do curso JUVIVA, uma iniciativa da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

Ministrado pelo Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso busca envolver a educação nas ações de combate à violência contra os jovens, em especial os jovens negros e de periferia, que são as principais vítimas de homicídios. As aulas também pretendem ampliar a rede de instituições e agentes ligados à causa.

O público-alvo são professores do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e das escolas públicas dos municípios inseridos no Plano Juventude Viva, programa do governo federal que tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade da juventude negra e de periferia e criar estratégias de prevenção à violência. Em São Paulo, a implementação do Plano é coordenada pela SMDHC e pela SMPIR.

Ao todo, o curso conta com 180 horas de aulas, nas modalidades à distância e presencial, contemplando cerca de 1.400 professores da rede pública.