Juventude e violência nos estádios são temas de encontro

SMDHC e SMRIF se reuniram com organização alemã que oferece suporte a projetos sociais relacionados a esportes e torcidas organizadas

A Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) participou nesta quinta-feira, dia 16, de uma reunião com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF) e com a organização alemã Koordinationsstelle Fanprojekte bei der Deutschen Sportjugend (KOS), uma coordenação nacional que oferece suporte para projetos sociais relacionados a esportes e torcidas organizadas. O encontro teve como objetivo discutir políticas públicas para a juventude que trabalhem na perspectiva de instaurar uma cultura de paz no futebol.

A KOS atua na articulação junto a associações, estádios e o poder público, tendo como uma das principais temáticas a violência no futebol, entendida como reflexo de uma sociedade violenta. Na reunião, a KOS revelou algumas iniciativas em torno da prevenção de brigas e vandalismo e a favor de uma maior aceitação social, como a criação de espaços de encontro para torcedores, organização de jogos, excursões, palestras sobre história e apresentações musicais.

Foram discutidas ainda questões e temáticas comuns aos dois países relacionadas às torcidas e aos clubes de futebol, além da atual conjuntura de movimentos sociais na cidade de São Paulo. Destacou-se a importância de um diálogo aberto com a juventude – grupo muito representativo nas torcidas de futebol – e o esforço para uma nova relação entre poder público e torcidas, que não seja marcada pela repressão, além de um trabalho para inverter a imagem negativa das associações de futebol transmitida pela mídia.