Nota pública de solidariedade

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para Juventude, manifesta solidariedade e apoio à família de Daniel Pellegrine, o funkeiro MC Daleste

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Juventude, vem manifestar solidariedade e apoio à família de Daniel Pellegrine, o funkeiro MC Daleste, tragicamente assassinado no dia 6 de julho, em show realizado em Campinas.

Daniel, 20 anos, foi baleado no abdômen e morreu no hospital municipal de Paulínia.

MC Daleste é o 6º MC de funk assassinado no Estado de São Paulo nos últimos dois anos e deve despertar atenção das autoridades na busca de esclarecimento dos casos e no sentido de promover políticas públicas de prevenção à violência.

Uma das primeiras iniciativas da gestão do prefeito Fernando Haddad foi a criação de portaria para constituição de um comitê intersecretarial com o objetivo de organizar o programa Juventude Viva, que será lançado ainda este ano pela SMDHC.

Iniciativa do governo federal, tem como objetivo enfrentar o alto índice de homícidios entre a juventude negra, por meio da promoção e da articulação de políticas públicas em territórios com alto índice de vulnerabilidade social.

A SMDHC e a SEPPIR coordenam também um programa específico para o funk na cidade, com o objetivo de assegurar melhores condições de infraestrutura e segurança para os chamados Pancadões. O programa visa diminuir conflitos relacionados à pertubação do sossego público e criar um canal permanente de diálogo entre funkeiros, comunidade e a Prefeitura Municipal de São Paulo.

É importante que a tragédia desperte a sociedade e as autoridade para a necessidade de se promover políticas de desconstrução da cultura de violência e que sejam promotoras de paz.

A SMDHC acompanhará o caso e fará todo o esforço para dar resposta efetiva, com o desenvolvimento de políticas públicas de promoção dos direitos dos jovens na cidade de São Paulo, com atenção especial aos jovens negros e pobres.

Reiteramos nossa solidariedade à família em luto.

 

Coordenação de Políticas para Juventude
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Prefeitura do Município de São Paulo