9ª Virada Cultural reúne 4 milhões de pessoas no centro da capital

A Virada Cultural 2013, realizada no último fim de semana (18 e 19/05) reuniu cerca de 4 milhões de pessoas, que puderam acompanhar e se divertir em cerca de 900 atrações gratuitas espalhadas por diversos pontos da região central da cidade.

O evento uniu uma miscelânea de culturas e expressões artísticas, que tomou conta do centro da cidade e conquistou a atenção das pessoas, em especial dos jovens, que somavam a maior parte do público. As diferenças foram deixadas de lado, a cultura, em toda sua diversidade, roubou a cena e todos os olhos apreciaram cada uma de suas manifestações.

No sábado a noite, enquanto na praça do patriarca se reuniam centenas de pessoas embaladas pelo ritmo do forró, no viaduto do chá performances circenses de acrobacias aéreas encantavam quem por ali passava. Sob o viaduto, no vale do Anhangabaú, grupos de maracatu agitavam a noite.

Durante a madrugada, a virada cultural foi invadida pelos problemas da vida real. Aconteceram assaltos, arrastões e brigas, a violência do dia a dia da cidade também se manifestou durante o evento. Mas os distúrbios ficaram restritos a madrugada.

O domingo amanheceu tranqüilo, com as ruas surpreendentemente limpas, a cidade estava pronta para receber novamente o público. Muitas pessoas passaram a noite nas ruas e milhares desembarcaram pelos terminais de ônibus e metrô, bem cedo, cada uma com seu roteiro de atrações.

Na praça Júlio Prestes, no mesmo palco que Daniela Mercury e Gal Costa se apresentaram na abertura da virada, na noite de sábado, Criolo e Racionais reuniram uma multidão na tarde de domingo. Criolo pregou a paz entre as pessoas e agitou o público com sua batida hip hop.

Os Racionais Mc voltaram aos palcos da virada depois de cinco anos longe da festa e foram aclamados por cerca de 70 mil pessoas que se espremeram para assistir ao show, um dos maiores públicos registrados no evento.

As pessoas ocuparam todos os pontos do centro da cidade, a juventude se espalhou e se aventurou de palco em palco. Ao cair da noite, a praça da república ficou lotada, o som do samba ecoou pelas ruas da região, primeiro com a apresentação do Fundo de Quintal e depois com o ritmo de Jorge Aragão.

Para encerrar, oficialmente, a nona edição da virada cultural, o show do uruguaio Jorge Drexler atraiu um grande público para o palco Júlio Prestes. Interpretando várias canções brasileiras, Drexler foi acompanhado por um coro da multidão, que se despediu da virada com entusiasmo e pedindo mais.

A virada cultural 2013 proporcionou que 4 milhões de pessoas se apropriassem do centro da cidade e se divertissem com a efervescência de diferentes culturas e representações artísticas. A juventude pôde conhecer as particularidades e viver a cidade de São Paulo, como ela merece ser vivida.
 

FOTOS

(Janaína Nogueira/SMDHC-Juventude)

Foto 1 - Mano Brown, vocalista do Racionais MC, no palco Julio Prestes

Foto 2 - Show dos Racionais MC

Foto 3 - Público se espreme para acompanhar a apresentação dos Racionais

Foto 4 - Criolo se apresenta no palco Julio Prestes

Foto 5 - Show do Criolo

Foto 6 - Plateia no palco do forró, na Praça do Patriarca

Foto 7 - Diogo Oliveira no palco do forró

Foto 8 - Capoeira no Vale do Anhangabaú

Foto 9 - Roda de capoeira no Anhangabaú

Foto 10 - Palco da Praça da República