Coordenadoria apresenta Juventude Viva em Reunião do Conselho Municipal de Juventude

No dia 07 de maio, a Coordenadoria da Juventude participou da reunião do Conselho Municipal de Juventude para apresentar o Plano Juventude Viva para os conselheiros. O evento aconteceu no auditório do Edifício São Joaquim, sede da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Estiveram presentes o presidente do Conselho, Osvaldo Lemos, o Coordenador Adjunto de Juventude, William Nozaki, a Assessora de Políticas Públicas de Juventude, Fernanda Arantes e um representante do Conselho Tutelar.

O objetivo principal do encontro foi explicar o Plano Juventude Viva, além disso, o evento visava discutir outras questões como a reforma da lei que rege o conselho, a questão da redução da maioridade penal e a realização dos bailes funk nas ruas da capital.

No início da reunião o Coordenador Adjunto de Juventude apresentou as diretrizes gerais do Juventude Viva, explicando sua elaboração e o processo de implementação na cidade. “O Plano é uma articulação de políticas públicas com o objetivo de combater o racismo, a violência e a vulnerabilidade da juventude negra nas periferias da cidade. O objetivo do Juventude Viva é criar possibilidades de novas trajetórias para a juventude negra”.

William destacou ainda a importância da participação do conselho municipal nesse processo. “Haverá um diálogo social para aprofundar a proposta e estão todos convidados. É importante estarmos todos juntos para fazer avançar as políticas de juventude da cidade”.

Os conselheiros presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o plano, para que entendessem seus procedimentos de execução e quais serão os resultados que ele trará para a cidade.

No restante do evento, o representante do Conselho Tutelar comandou um debate sobre a maioridade penal, onde ficou-se decidido a aprovação de uma moção de repúdio contra a redução. E ainda, houve uma discussão sobre os pancadões de rua, onde se decidiu que o Conselho da Juventude irá acompanhar os desdobramentos da questão no âmbito municipal.

Para encerrar, o presidente do conselho falou sobre a reforma da lei que rege a instância e destacou que foram recolhidas várias sugestões na audiência pública, realizada no dia 18 de abril. Para a resolução do assunto foi agendada uma reunião extraordinária para abordar somente a reforma lei do conselho.