Curso de jornalismo comunitário ganha mais um mês

Teve início no dia 4 de julho, o projeto “Agente Comunitário de Comunicação”, que visa capacitar jovens entre 16 e 21 anos em jornalismo comunitário. Esta especialização que estava prevista para finalizar no final de julho, ganha mais um mês a pedido do idealizador do programa, Gilberto Dimenstein.

Agora, os alunos terão até o final de agosto para aprimorar mais seus conhecimentos sobre comunicação. Aliás, a maioria dos jovens já iniciou seus trabalhos e montou seus próprios blogs.

De acordo com um dos professores, Alexandre Le Voci Sayad, cada um dos alunos irão sair com um blog para estimular a produção cultural na comunidade, que vai focar nas atividades gratuitas dela. “Não será um ‘blogzinho’ diário que se faz em casa. Ele entrará no ar como se fosse um veículo de comunicação mesmo, com uma linha editorial, uma linguagem e uma proposta”, explica o profissional.

Ao término do curso, os jovens que tiverem bom desempenho serão produtores de conteúdo em 120 Telecentros da cidade. A idéia é de, posteriormente, expandir a atuação para todos os 320 Telecentros.

Foi feito um acordo com a prefeitura para ser realizado acompanhamento dos blogs produzidos, para que eles se fortaleçam, e para que o aprendizado seja multiplicado nas comunidades. “Não queremos que isso fique nessa turma de 20 pessoas. O conhecimento tem que ganhar escala”, enfatiza Sayad.

Para a aluna Taís da Silva Mota, 17, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, o programa a interessou porque pretende cursar faculdade de jornalismo. “Também achei importante porque envolve trabalhar com a informação na comunidade, para que as pessoas se transformem e se conscientizem através da informação, da cultura e da arte. Claro que ministrar uma oficina seria ótimo, mas só de estar aqui aprendendo já é muito satisfatório”, comenta.

“Mão na Massa”

Todos os alunos do programa já montaram seus blogs e já estão colocando a mão na massa. Matérias já foram publicadas, fotos já foram postadas e opiniões também já foram dadas. Um exemplo é o blog www.dentrodasul.blogspot.com, composto por quatro participantes: Danielle de Jesus Costa, Pamela Paula Mendes Da Silva, Denise Alves Souza e Mônica Jéssica Alves.

Cada uma delas moram em locais diferentes e longes de São Paulo, como Campo Limpo, Diadema, Grajaú e Ipiranga, respectivamente. A idéia que elas tiveram foi de montar um espaço onde elas poderão mostrar um pouco do bairro de cada uma delas.

Para Danielle, o curso mostrou novos horizontes em sua vida. “Eu nem tinha noção do que era o projeto. Ao passar das aulas, fomos conhecendo a profissão e profissionais que atuam no jornalismo, e isso me deu muita vontade em ser uma”, conta a aluna.

De acordo com a futura jornalista, o blog “Dentro da Sul” é um espaço onde ela pode estar colocando seus conhecimentos em prática. “Eu e minhas colegas estamos começando devagar. Ainda não fizemos entrevistas nem grandes reportagem, mas, só de estarmos informando a população sobre a cultura, as curiosidades e as atividades de cada bairro, já é um grande avanço”, relata.

Danielle afirma que futuramente, grandes reportagens e entrevistas estarão sendo publicadas no blog. “Estamos estudando para isso. Queremos levar essa ferramenta a sério e passar mais do que informação, mas também divertimento, atividades, conhecimento e curiosidades, além de boas entrevistas”, promete.

No site desse grupo de jornalistas novatas, já foram abordados vários assuntos em diversas Matéria. Danielle escreveu uma matéria mostrando as atividades e aulas que estão sendo dadas no CEU Cantos do Amanhecer.

Pamela publicou uma foto do Centro Cultural Vladimir Herzog, além de contar um pouco da história e ações do local. “Neste centro cultural é realizado oficinas culturais de todos os tipos, desde teatro até cursos que podem ser oferecidos como base para muitas profissões”, publicou a estudante.

Denise Alves Souza reportou que “a Biblioteca Comunitária Lendo e Aprendendo visa o conhecimento da comunidade e das pessoas que vivem nela, busca integrar o jovem a família a educação atráves de leitura e atividades culturais”.

E o Sesc Ipiranga foi retratado por Mônica Jéssica Alves. Em sua matéria ela falou sobre a construção modesta, comparado aos demais SESC’s. Todas essas informações estão no blog criado e mediado por elas.

Confira abaixo outros blogs de outros alunos do programa “Agente Comunitário de Comunicação”:

www.dentrodasul.blogspot.com

www.pirearte.blogspot.com

www.ermelinodefato.blogspot.com

www.cornetaleste.blogspot.com

www.acordaleste.blogspot.com.br

www.sulreal.blogspot.com