Conservatório Municipal de Guarulhos oferece cursos gratuitos para jovens

07/02/2007 - Juventude


Oficina de percussão para surdos e aulas de leitura e escrita musical em braille para cegos. Esses são dois dos cursos pioneiros e gratuitos oferecidos pelo Conservatório Municipal de Arte de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. As inscrições começam nesta terça-feira (6/2) e vão até o dia 16/2.

Outros dois cursos do Conservatório também abrem inscrições nessa semana. O Projeto Ketubá, de percussão alternativa, ensina música africana e da cultura de rua aos jovens, com mais de 13 anos, em instrumentos confeccionados com plástico, ferro e madeira. O Projeto Iniciação Musical com Flauta Doce apresenta noções básicas musicais para crianças entre nove e 12 anos. Para participar das aulas é preciso ter flauta doce soprano barroca.

O curso “Musicografia Braille para Cegos” tem duração de três anos, o primeiro dedicado - teoria musical. A partir do segundo ano, os alunos passam a lidar com instrumentos musicais em aulas práticas. Os interessados em fazer o curso precisam ter mais de 12 anos, conhecimento da escrita braille, além de reglete ou máquina de escrever em braille.
As aulas serão ministradas pelo professor de música Fábio Bonvenuto, que teve de aprender braille e a língua brasileira de sinais (LIBRAS) para ensinar a arte aos portadores de deficiência.

A oficina de percussão “Música do Silêncio” tem duração de um ano. O objetivo é desenvolver a percepção das vibrações sonoras dos surdos, a expressão corporal, a escrita musical, além da realização de aulas práticas de percussão. Para participar da iniciativa os estudantes devem ter mais de 12 anos e ser alfabetizados.

As inscrições para os quatro cursos poderão ser feitas na sede do próprio Conservatório Municipal de Arte (Avenida Tiradentes, 2.521, 1º andar, Vila São Jorge, Guarulhos ? SP), de 2ª - 6ª feira, em três períodos: das 8h30 -s 11h30, das 13h30 -s 17h, e das 19h -s 20h.


Fonte: www.ondajovem.com.br