Pesquisa aponta que alunos do ensino público e privado têm o mesmo desempenho na universidade

17/10/2006 - Juventude


Um estudo da Universidade de São Paulo revelou que 97% dos estudantes com notas semelhantes no vestibular mostraram desempenho acadêmico também parecido no curso superior, independentemente de o ensino médio ter sido feito em escola pública ou particular.

O resultado foi obtido a partir do confronto entre as notas obtidas no vestibular e a performance durante o curso superior, entre 2003 e 2005, em cinco cursos. Em medicina, por exemplo, a nota média na graduação dos alunos provenientes de escolas pagas foi 7,3 e os que cursaram escolas públicas tiveram nota média igual a 7,2. "Não existem diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos alunos egressos do sistema público e privado", afirmam os professores Adilson Simonis e Eunice Durhan, responsáveis pelo levantamento.

Um estudo semelhante, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), apontou que estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública tiveram notas médias na universidade 4% maiores do que os que cursaram em escolas privadas, considerando desempenhos semelhantes no vestibular. Para os pesquisadores da USP, os resultados obtidos por uma universidade não se aplicam, necessariamente, a outras instituições de ensino.