Plano Nacional de Juventude

28/11/2005 - Juventude


Está em analise pela Câmara dos Deputados a criação do Plano Nacional de Juventude, que beneficiará jovens brasileiros de 15 a 29 anos. A proposta, que terá vigência de dez anos, define diretrizes que deverão ser cumpridas pela União, em parceria com Estados, municípios e organizações juvenis.

O projeto estabelece metas nas áreas de educação, saúde, geração de emprego e renda, cidadania, protagonismo e organização juvenil, inclusão social e tecnológica dos jovens.

Os principais objetivos são: erradicar o analfabetismo da população juvenil em cinco anos; universalizar o ensino médio (antigo 2º grau), público e gratuito; oferecer bolsas de estudo e financiamento a jovens carentes para o ingresso na faculdade; incentivar o empreendedorismo juvenil; aumentar a cobertura do programa Primeiro Emprego, do governo federal; promover atividades preventivas na área de Saúde; criar áreas de lazer e estimular o esporte; incentivar projetos culturais produzidos por jovens; e garantir a inclusão digital, com a instalação de computadores nas escolas e nas universidades.

Outras políticas públicas para a juventude estão tramitando no Congresso Nacional, como o Estatuto da Juventude, cuja proposta é de autoria da Comissão Especial da Juventude. E que, além de regulamentar os direitos dos jovens, define as obrigações da família, da sociedade e dos governos. A proposta do Plano Nacional de Juventude, também foi elaborada pela Comissão Especial da Juventude, que, para desenvolvê–lo, realizou audiências públicas, viagens ao exterior para conhecer programas semelhantes em outros países e promoveu encontros regionais em todo o Brasil.

Quem quiser acompanhar o andamento dos projetos deve acessar www.camara.gov.br, colocando o número e o ano correspondentes aos projetos na janela de busca.

E atenção! Para você que quer participar, no dia 3 de Dezembro haverá um Seminário Estadual sobre o Plano Nacional de Juventude, em Engenho Central Piracicaba, interior de São Paulo. O endereço é Av. Maurice Allain, 454 (entrada ponte do mirante) e Av. Beira Rio (entrada pela passarela pênsil). A abertura será as 9h com as bandas IADI, OS CARAMBAS E SLIM CODE.

Participe!