São Paulo participa do Congresso Metropolis 2005 em Berlim

12/05/2005 - Juventude


De 11 a 15 de maio está sendo realizado em Berlim (Alemanha) o 8.° Congresso Metropolis. Nesta data acontecem a Assembléia Geral, o Conselho de Administração, o Comitê Executivo, a reunião de Secretários Regionais, assim como as Comissões de trabalho e diversos seminários e oficinas.

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Especial de Participação e Parceria, Coordenadoria de Juventude e Secretaria de Relações Internacionais, selecionou dois jovens universitários do curso de Arquitetura e Urbanismo que estão representanto a cidade.

O que é o Congresso

As grandes regiões metropolitanas estão dando forma ao século XXI, e apesar de suas diferenças individuais, compartilham inquietudes comuns no que se referem ao desenvolvimento urbano, ecológico e econômico, ao desenvolvimento dos sistemas de saúde, de transportes, e de infraestrutura dos sistemas de comunicação.

Metropolis é uma associação mundial de grandes cidades e capitais, cujo objetivo principal é orientar o desenvolvimento das grandes regiões metropolitanas, através do intercâmbio de experiências, da cooperação e da transferência de conhecimentos técnicos em todos os âmbitos do desenvolvimento urbano, para melhorar as condições da vida dos habitantes.

A Associação Mundial representa as grandes regiões metropolitanas ante as instituições internacionais, e coopera estreitamente com muitas outras instituições, redes, Organizações Não Governamentais (ONG), centros de ciência e investigação, assim como com empresas do setor privado.

A idéia de fundação da Associação surgiu em Paris, em outubro de 1984, durante um congresso sobre as perspectivas de desenvolvimento das grandes regiões metropolitanas às portas do terceiro milênio. Metropolis foi criada sobre a base da iniciativa de Paris em abril de 1985, em Montreal, por 14 representantes de capitais e metrópolis.

Os membros ativos podem ser uma capital ou uma grande cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Organizações, tais como institutos de planejamento, centros de investigação, assim como empresas importantes, podem ser membros associados. Metropolis tem atualmente em torno de 84 cidades membro e 40 membros associados.

Segundo o governador de Berlim, Klaus Wowereit, as cidades são como um sismógrafo dos movimentos da sociedade. Nas metrópoles sentem os problemas do futuro antes de qualquer outro lugar. Mas as grandes cidades se convertem também aos poucos em laboratórios para as novas soluções, e são os lugares onde nascem a disposição e a coragem para iniciar transformações.

Os objetivos do Metrópolis

* incrementar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e políticas aplicadas entre membros e colaboradores para fortalecer as capacidades institucionais.
* fortalecer a influência mundial dos governos metropolitanos, em colaboração com outras associações de governos locais, organizações internacionais e sociedade civil ( empresas, universidades, ONG's)
* ampliar os membros de Metrópolis, buscando um equilíbrio entre sua missão internacional e as iniciativas regionais

Congresso de Jovens

Por ocasião do 20.° aniversário do Congresso, Berlim acolherá pela primeira vez um Congresso de Jovens com o objetivo de debaterem sobre o futuro das metrópoles. Está previsto o congresso de jovens de 20 anos de cada uma das metrópoles membro da associação.

Os jovens das cidades membros de Metropolis e bairros de Berlim são convidados a compartilhar suas esperanças e suas experiências para um desenvolvimento social, econômico, ecológico e cultural de sua cidade.

Objetivos do Congresso dos Jovens

* intercambiar e fortalecer idéias e visões sobre o desenvolvimento das metrópoles e o meio ambiente
* intercambiar e comparar suas experiências a propósito da temática "Cidade"
* descobrir culturas e quadros de vida sociais diferentes
* aprender a pesquisar e a apresentar um tema
* fomentar a integração continua de jovens nos próximos Congressos Mundiais Metropolis