InterINDICAÇÕES

O envelhecimento humano toca em vários temas importantes para a manutenção de nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por isso, elencamos uma série de materiais para que você possa aproveitar. Livros, filmes, cartilhas...
 

COVID-19

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Cartilha de exercícios para idosos
Essa cartilha busca estimular a prática diária de exercícios físicos simples dentro do contexto da Covid-19, além de estimular a interação social entre familiares e idosos, por meio desta prática de forma planejada e rotineira.

- Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19
Essa cartilha busca orientar ações para manutenção do bem-estar e da saúde mental de idosos durante o período do isolamento social, bem como os seus desafios inerentes: lidar com os fatores de risco, a diminuição do contato social e confinamento familiar, entre outros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- COVID-19 e os Idosos
O presente material tem por objetivo fornecer aos idosos informações acerca da COVID-19 e propor algumas atividades de estimulação cognitiva para que possam ser realizadas durante o período de quarentena.

 

 

VIOLÊNCIA

- Junho Violeta - Como identificar e o que fazer em caso de violência contra a pessoa idosa?
Como identificar e o que fazer em caso de violência contra a pessoa idosa? Essa cartilha, feita pela Defensoria Pública em parceria com estagiários da Gerontologia EACH | USP, visa esclarecer sobre a violência e dar orientações sobre o seu enfrentamento.

 

- Violência contra a pessoa idosa
Esta cartilha do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os tipos de violência praticada contra pessoas idosas, induzir a conscientização social sobre este grave problema e instruir sobre medidas a serem adotadas para prevenir, identificar e denunciar.

 

Prevenção de Queda

- Cartilha de prevenção de quedas
Esta cartilha foi elaborada para auxiliar as pessoas idosas nas mudanças necessárias para evitar quedas,tanto dentro quanto fora de casa.