Blog InterATIVIDADE

O InterATIVIDADE é o espaço de interlocução de atividades oferecidas pela Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa para você, dentro de sua casa. Confira nos links abaixo todas as atrações que o portal oferece, como indicações, fotos, vídeos, aulas e mais. Clique aqui para saber mais sobre o blog, suas motivações e objetivos.

O COVID-19 tem assustado muita gente nas últimas semanas. Entre as recomendações adotadas pela população, o isolamento social figura como uma das medidas mais eficazes para a evitação da transmissão do Corona vírus. Os idosos, grupo de risco para a doença, constitui um segmento focado para a quarentena, a fim de evitar que sejam acometidos e desenvolvam as complicações decorrentes.

No entanto, em uma cidade que batalha para ser cada vez mais amiga da pessoa idosa, o que fazer para contemplar as atividades, instrumentos para a construção do envelhecimento ativo, cessadas pelo isolamento? Como, ao mesmo tempo que entreter, podemos estar perto de vocês, sem isola-los no cotidiano de suas casas e afazeres do seu dia a dia? O contato social é alimento para seres sociais que somos. Ficar sem alimento gera fome, necessidade. Os tempos de isolamento social podem significar o maior ato de amor e pensamento coletivo nesse cenário, mas também pode levar a sentimentos de solidão e abandono surtindo abalos para a saúde mental.

Nesse contexto, a Coordenação de Políticas para Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Prefeitura de São Paulo desenvolveu a ideia de um site/blog/plataforma para, na medida do possível, manter o engajamento da população idosa atendida em seus programas. Por meio de textos, vídeos e outras mídias, vamos oferecer atividades do Polo Cultural da Pessoa Idosa, além do Espaço Longevidade. Assim, apesar da distância, ainda estaremos juntos e unidos.

O blog InterATIVIDADE oferece um espaço virtual um cardápio de sugestões e, dentre estas, oficinas para serem feitas em casa. Relacionaremos indicações de filmes, eventos virtuais, dicas de atividades de estimulação cognitiva e principalmente promover a interação entre os participantes.

 - A Coordenadora de Políticas Para a Pessoa Idosa da SMDHC, Sandra Gomes, tem um recado importante para a população paulistana. Vem aí um novo espaço de comunicação e atividades.