Jovens monitores culturais programam evento no CCJ

'O Outro ao Lado' promove a interação do público com o Centro Cultural da Juventude, entre os dias 12 e 27

Share/BookmarkCompartilhe

A nova equipe de monitores culturais do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) mostra o que aprendeu em um ano de formação, quando frequentou o Programa Jovem Monitor 2010, realizado em parceria com o Instituto Tomie Othake, e promove, entre os dias 12 e 27, o evento O Outro ao Lado. Dividida em duas formas de apresentação, ciclo de debates e ocupação dos espaços, a programação procura aproximar o criador, o público e o CCJ.

Os debates enfocam diversas linguagens artísticas e reúnem representantes com origens, produções e tempo de atuação distintos. Entre as questões abordadas estão as relações centro e periferia, instituições e produção cultural independente e o reconhecido e o anônimo. Convidados como Mônica Nador, artista plástica que desenvolve trabalhos com a comunidade do Jardim Miriam, parte deles expostos no Pavilhão das Culturas Brasileiras; o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão; a crítica de arte e professora titular da PUC-SP Suely Rolnik; e a professora de dança contemporânea da USP Helena Bastos, fundadora da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, participam das mesas-redondas.

Já a programação de ocupação dos espaços procura dar novas visibilidades ao conceito de palco, estendendo-o para diversas áreas do CCJ. Fazem parte dessa proposta oito apresentações artísticas e seis workshops.

Na parte de música, estão marcados shows com o grupo de pesquisa afro-brasileira Sambaqui, que interpreta samba de bumbo, jongo e batuque de umbigada; e com o Duo Abanã, que apresenta o Canto Lírico dos Orixás. O trio Faxeiro S.A. mostra o autêntico forró pé de serra e o grupo Suburbaque, formado por jovens do Alto do Tietê, realiza em frente ao CCJ um cortejo de maracatu. Para promover o primeiro racha freestyle do ano, o MC Criolo Doido e o DJ Dan Dan comandam uma Batalha de MC aberta a todos que quiserem participar.

As artes cênicas são representadas pelo grupo Protótipo, que faz um show de improvisos e jogos teatrais seguindo sugestões dadas pelo público. Intervenções circenses são encenadas pelos “super-heróis brasileiros” Xuxu Beleza e Tomate Maravilha (Lu Mineiro e Elias Figueiro) e a atriz Sandra Lessa junto com a palhaça Julia Moura contam histórias inseridas no tema Ocupando o Espaço do Imaginário.

Haverá, ainda, diversos tipos de oficina, como a de colagem, a de performance sonora, a de pintura acrílica sobre tela, a de sons produzidos por guitarras, a de estêncil e a de silk

Confira a programação aqui

Serviço: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha. Tel. 3984-2466. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 20h.