Vivência em vilas e cidades influencia as artes

Centro Cultural São Paulo aborda a construção de obras artísticas por meio da programação especial Vila-Cidade

Share/BookmarkCompartilhe

Implantado no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 2010, o eixo arte-cidade-cultura tem reunido as curadorias que atuam na instituição: de dança, de música, de teatro, de literatura e de cinema. Neste mês, juntamente com a divisão de ação cultural e educativa, esse eixo preparou a programação especial Vila-Cidade. A ideia é apresentar, por meio de diversas atividades, como a vivência nas cidades, vilas, bairros e outros espaços de socialização influenciam na construção das obras artísticas de diferentes naturezas.

Dias 3 e 4, o concerto didático Villa das Crianças apresenta músicas de roda infantis coletadas e harmonizadas pelo compositor Heitor Villa-Lobos. Aos sábados e domingos, os contadores de histórias Bira Azevedo e Chico Lu narram contos e “causos” de vilas e cidades de vários estados brasileiros.

Vila Tarsila é o espetáculo de dança contemporânea dirigido ao público infantojuvenil que a Cia. Druw encena de 19 a 27. A montagem viaja pelo universo da artista plástica modernista Tarsila do Amaral.

Dirigida às crianças e aos seus pais, a oficina Fazendo Música na Cidade, ministrada por Natália Escamez e Regina Migliore aos sábados, aborda as questões: o que é música e como a cidade a interpreta?

A Cia. do Tijolo apresenta, a partir do dia 11, o espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô. A peça mostra como uma entrevista com o poeta cearense Patativa do Assaré pôde aproximar o popular do erudito e o urbano do rural.

Dia 26, um encontro interdisciplinar reúne Cristiane Paoli Quito, diretora do espetáculo Vila Tarsila; Sérgio Vaz, poeta do Sarau Cooperifa; e Pedro Granato, diretor do grupo de teatro Ivo 60, que está comemorando seus dez anos com uma mostra de repertório em cartaz no CCSP. Com mediação de Maria Tendlau, curadora de teatro do CCSP, os participantes falam de seus trabalhos e discutem como os territórios de origem e as áreas específicas na cidade influenciam as produções artísticas e culturais.

Intervenções sonoras da Cia. do Tijolo e a exibição do curta-metragem Recife Frio, de Kleber Mendonça Filho, ilustram esse encontro.

De 15 a 27, a mostra Urbe to Orbe – A Cidade e o Cinema reúne produções cinematográficas centradas em metrópoles, exibindo, entre outros, os longas inéditos O Sol Sempre Se Põe na Terceira Rua (1 e 2), de Takashi Yamasaki, ambos cedidos pelo Consulado do Japão.

Confira a programação aqui

Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso. Centro. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Tel. 3397-4002. Atendimento: 3ª a domingo, das 10h às 22h.