Theatro Municipal de SP anuncia novo corpo diretivo e sua temporada para 2013

Coletiva para a imprensa realizada hoje no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo divulgou a programação de 2013 e mudanças na direção de dois corpos artísticos: Iracity Cardoso é a nova diretora do Balé da Cidade de São Paulo e Bruno Facio é o regente do Coral Paulistano


Da esq. para a dir.: José Luiz Herencia, diretor-geral, secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira e John Neschling, diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo

Na tarde de hoje, 19 de fevereiro, aconteceu a coletiva de imprensa de anúncio da Temporada 2013 do Theatro Municipal de São Paulo, com a presença do secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira, e o novo corpo diretivo do Municipal: maestro John Neschling, diretor artístico e José Luiz Herencia, diretor-geral.

O secretário Juca Ferreira ressaltou que um dos objetivos desta nova gestão é democratizar o acesso ao Theatro Municipal, sendo uma das principais formas de alcançar isto a cobrança de ingressos a preços populares, realização de eventos abertos e aproximação com o público e todos aqueles que vivem em nossa cidade ou vêm nos visitar.

Durante o evento, foram anunciadas, ainda, duas substituições: Iracity Cardoso é a nova diretora do Balé da Cidade de São Paulo e Bruno Facio é o regente do Coral Paulistano. Mário Zaccaro segue como regente do Coral Lírico; Jamil Maluf como regente da Orquestra Experimental de Repertório e as diretoras das escolas de dança e música, Susana Yamauchi e Naomi Munakata, respectivamente, continuam em seus postos.

Na ocasião, foram anunciadas as medidas que serão adotadas pela nova administração, como obras tanto na Praça das Artes como no próprio Municipal. Até 25 de fevereiro será concluída a primeira etapa das obras do complexo cultural, para receber os cerca de 1.200 alunos das escolas, que voltam às aulas em 4 de março. A segunda etapa será iniciada após licitação e consiste na finalização do segundo módulo, sede dos corpos artísticos, entre o final deste ano e o início de 2014.

O secretário ressaltou a ideia de “ressignificação do centro da cidade por meio de sua joia da coroa, que é o Theatro Municipal”. Já Herencia destacou a implantação efetiva da fundação que administrará o Municipal e a transparência de sua gestão junto à população. Entre as medidas que devem ser tomadas nesse sentido é a unificação da forma de contratação dos artistas que compõem os corpos artísticos da casa. Outro fator apontado pelo diretor geral é a criação de um conselho deliberativo e outro fiscal que darão transparência a todas as operações.

O maestro Neschling elogiou a qualidade técnica que encontrou nos músicos e bailarinos do Theatro e ressaltou a ideia de devolver a casa à sua tradição lírica, sendo esta uma das promessas assumidas pelo diretor artístico durante o evento.

Temporada 2013

+ Confira aqui a programação completa


No primeiro semestre, com exceção da apresentação da ópera “Ça Ira”, de Roger Waters, em maio, a programação traz, principalmente, concertos sinfônicos e balés. Neste ano, a companhia de dança celebra 45 anos de fundação.

A temporada de óperas será iniciada em junho. Entre alguns dos títulos que serão encenados ainda este ano estão “A Carreira do Libertino”, obra-prima de Stravinsky; “Aída”, de Verdi; “Don Giovanni”, de Mozart; “Cavalleria Rusticana”, de Mascagni”, encenada juntamente com “Jupyra”, de Francisco Braga; “O Ouro do Reino”, de Wagner; e “La Bohème”, de Puccini.

“O Municipal será uma fábrica de empregos, pois muitos figurinistas, carpinteiros, sapateiros, iluminadores e outros profissionais poderão trabalhar nessas produções”, ressaltou o maestro John Neschling.

Outra novidade anunciada foi a criação do teatro digital. Por meio da internet, pessoas de todo o mundo poderão assistir aos espetáculos encenados na casa.

No mês de maio, serão anunciados os valores dos ingressos para as óperas e os planos de assinatura.


Lançamento do Programa “Portas Abertas”

O Programa “Portas Abertas” é uma iniciativa criada pelo novo corpo diretivo do Theatro Municipal de São Paulo com o objetivo de oferecer mais transparência da gestão, criando uma relação mais próxima entre a instituição e a população, característica de uma gestão contemporânea.

Com a promoção de visitas guiadas pelas instalações do Theatro Municipal e também pela Praça das Artes, será possível conhecer e visualizar os avanços conquistados a partir de agora.

As novas visitas ocorrerão ao longo do ano e as próximas estão agendadas para 20 de maio, 19 de agosto e 11 de novembro.