Nucleares discute questionamento humano baseado em obras de Hélio Oiticica

Espetáculo de Mariana Muniz integra a programação da 3° Mostra de Fomento à Dança que acontece em outubro na Galeria Olido

Integrando a 3° Mostra do Fomento à Dança, a atriz e bailarina Mariana Muniz apresenta Nucleares no dia 7, às 20h. A obra foi contemplada pelo 6° Edital do Programa Municipal de Fomento à Dança.

O novo espetáculo se baseou no trabalho Núcleos, do artista plástico Hélio Oiticica (1939-1980), que consiste em estruturas de placas de madeira penduras, geralmente pintadas com cores quentes (laranja, amarelo, vermelho). Movimentos e palavras são utilizados para discutir questões fundamentais para a existência humana como o autoquestionamento, medo, a necessidade de correr riscos, entre outros.

Nucleares pode ser compreendido como um retrato do homem moderno, vivendo em constante movimento e sofrendo com suas limitações. A trilha sonora de Ricardo Severo tem uma mistura dos gêneros rock e samba. Os dois ritmos têm conceitos diferentes sobre a relação entre a música e o corpo. Segundo Hélio, o rock é a descoberta da figura humana por ser um ritmo que se dança sozinho, da maneira que desejar. Já o samba, continua o artista plástico, necessita de uma iniciação para ser corretamente compreendido e praticado.

Serviço: Nuclerares. Galeria Olido. Av. São João, 473. Centro. Tel 3331-8399. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Dia 7/10, às 20h. Grátis.