3ª Mostra de Fomento à Dança traz coreografias de grupos paulistanos

Grupos fomentados nas últimas três edições (quarta, quinta e sexta), apresentam suas criações na Galeria Olido a partir de 1º de outubro

Entre 1º e 25 de outubro, a Galeria Olido abriga a terceira edição da Mostra de Fomento à Dança, que reúne projetos selecionados pelas três últimas edições do Programa de Fomento à Dança, iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura, criada em 2006, a fim de subsidiar criações artísticas e projetos de pesquisa. Neste ano, além de conferir coreografias marcantes de grupos como Núcleo Eu et Tu, com Carmem Gomide e Aguinaldo Bueno e Núcleo Ângelo Madureira e Catarina Vieira, o público poderá assistir a coreografias inéditas durante as pré-estréias e estréias de companhias como Projeto DR, P.U.L.T.S Teatro Coreográfico e Caleidos Cia. de Dança.

O primeiro espetáculo apresentado ao público é She´s lost control, inspirado na música homônima da banda inglesa pós-punk Joy Division, que mostra três mulheres dançando numa casa noturna que nunca fecha. A coreografia será exibida dia 1º, às 20h.

Dia 23, a Caleidos Cia. de Dança apresenta Coreológicas-ludus, espetáculo concebido a partir de uma série de apresentações intitulada Coreológicas, mostrada nos palcos em 1996. A coreógrafa e diretora do coletivo, Isabel Marques, atualiza os movimentos e cria um grande jogo lúdico. No dia seguinte, é a vez do Projeto DR mostrar Ensaio, cuja proposta é aproximar e encenação do universo dos populares reality-shows. O encerramento da programação fica por conta de Primeiros versos – Trilogia poética parte II, que questiona a racionalidade humana e utiliza, em cena, elementos com tinta, microfones e um músico que faz interferências ao vivo.

Oficinas com Key Zetta e Cia., Luiz Ferron e Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira completam a programação.


Confira a programação completa:

Apresentações

Cia. Vitrola Quântica
Espetáculo: She’s Lost Control. Contemplado pela 5a. edição. Dir.: Julia Abs e Daniel Augusto. Intérpretes-criadoras: Aline Bonamin, Júlia Abs e Melissa Bamonte. 60 min. Livre.
Inspirado na música homônima da banda inglesa pós-punk Joy Division, o espetáculo mostra três mulheres, fora de controle, em uma casa noturna que nunca fecha.
| Sala Paissandu. Dia 1º, 20h

João Andreazzi e Cia. Corpos Nômades
Espetáculo: Hotel Lautréamont – Os bruscos buracos do silêncio. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Concepção, coreografia e dir.: João Andreazzi. Com Bruna Dias, João Andreazzi, Isabella Fanceschi e outros. 60 min. +14 anos.
Inspirado na obra de Isidore Ducasse, que adotou o pseudônimo de Conde de Lautréamont para escrever Os cantos de Maldoror, entre 1868 e 1869, a coreografia faz uma exaltação à metamorfose dos corpos. 
| Espaço Lugar: Rua Augusta, 325.  Tel.: 3237-3224. Dia 2, 21h.

StacattoSPCiaDança
Espetáculo: Sarau contemporâneo – Idéias & movimento. Contemplado pela 6ª edição. Dir.: Fernando Machado. Com Aline Proetti, Carina Nagibi, Maitê Molnar e outros. Interlocutor: Rodrigo Vilalba. 60 min. +14 anos.
Com pesquisa e experimentação em torno dos textos de Jorge Luis Borges, o espetáculo é um caminho para a investigação sobre arte, sociologia, política, território e outras associações.
| Sala de ensaio. Dia 3, 17h

Núcleo Eu Et Tu
Espetáculo: Desvio para o vermelho. Contemplado pela 5ª edição. Concepção: Carmen Gomide. Dir.: Rosa Hércoles. Intérpretes-criadores: Carmen Gomide e Aguinaldo Bueno. 60 min. +14 anos
A obra retrata os pequenos acontecimentos da vida cotidiana que passam despercebidos.
| Sala Paissandu. Dia 3, 20h

Cia. Sansacroma
Espetáculo: Solano em rascunhos. Contemplado pela 6ª edição. Concepção e dir.: Gal Martins. Coreografia: Gal Martins e elenco. Com Felipe Santana, Jean Valber, Leandro Evangelista e outros. Percussão ao vivo: Alan Bernadino. 50 min. Livre.  
Baseada na vida e na obra do poeta negro Solano Trindade, a apresentação percorre sua terra e observa as amarguras e alegrias festeiras de seu povo.
| Sala Paissandu. Dia 4, 19h

Cia. de Teatro de Dança Mariana Muniz
Espetáculo: Nucleares. Contemplado pela 5ª edição.
Concepção, coreografia e dir.: Mariana Muniz. Intérpretes-criadores: Bárbara Faustino, Danielli Mendes, Ronaldo Silva e outros. Participação especial: Mariana Muniz. 60 min. +14 anos.
Coreografia inspirada no trabalho Núcleos, do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. O espetáculo aborda, por meio do movimento e da palavra, questões fundamentais da existência humana.   
| Sala Paissandu. Dia 7, 20h

Núcleo Ânegelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Espetáculo: O animal mais forte do mundo. Contemplado pela 4º edição. Concepção e coreografia: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Dir.: Fernando Faro. Com Ana Catarina Vieira, Ângelo Madureira, Ana Noronha e outros. 60 min. +14 anos.
Segunda parte da trilogia O nome científico da formiga, o espetáculo enfoca questões sobre o lugar do forte e a força da sobrevivência.
| Sala Paissandu. Dia 8, 20h

Cia. Danças
Espetáculo: Adeus corpo gentil, morada do meu desejo. Contemplado pela 4ª edição. Dir.: Claudia de Souza. Com Anabel Andrés, Claudia de Souza, Cristiana de Souza e outros. 60 min. +14 anos.
A coreografia busca uma atmosfera de energia criada a partir da somatória dos pensamentos e qualidades vibratórias dos intérpretes, gerando um ambiente mutante que convida o público a transitar por um estado de transformação.
| Sala Paissandu. Dia 9, 20h

J.Garcia & Cia.
Espetáculo: Cabeça de Orfeu. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Coreografia e dir.: Jorge Garcia. Intérpretes-criadores: Alexandre Magno, André Graça, Amanda Raimundo e outros. 65 min. +18 anos.
Coreografias sobre sentimentos em comum vivenciados pelos que se deparam com situações-limites e com a própria morte.
| Sala Paissandu. Dia 10, 20h

Cia. Fragmento de Dança
Espetáculo: Beije minha alma. Contemplado pela 6ª edição. Coreografia e dir.: Vanessa Macedo. Com Danilo Firmo, Érica Tessarolo, Jéssica Moreto e outros. 60 min. +14 anos.
Coreografia inspirada na vida e obra da artista britânica Tracey Emin, nos quatro dias em que tentou suicídio.
| Sala Paissandu. Dia 15, 20h

Cia. Borelli de Dança
Espetáculo: Estado independente. Contemplado pela 4ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Sandro Borelli. Com Elisângela Ferreira, Elizandro Carneiro, Roberto Alencar e outros. 60 min. +16 anos.
Borelli criou um espetáculo assumidamente panfletário, com fortes doses teatrais, inspirado no legado político e poético do líder revolucionário Ernesto Che Guevara.   
| Sala Paissandu. Dia 16, 20h

Cia. Nova Dança 4
Espetáculo: O beijo. Contemplado pela 5ª edição. Concepção e dir.: Cristiane Paoli Quito. Com Alex Ratton Sanchez, Cristiano Karnas, Diogo Granato e outros. 75 min. +14 anos.
Segundo movimento da trilogia Influência, o espetáculo enfoca textos literários, como os de Edgar Allan Poe; teatrais, como os de Nelson Rodrigues; e cinematográficos, como o do filme De repente num domingo, de François Truffaut.
| Sala Paissandu. Dia 17, 20h

Núcleo Luis Ferron
Espetáculo: Sapatos brancos. Contemplado pela 4ª e 6ª edições. Concepção e dir.: Luis Ferron. Com Luis Ferron, Tony Siqueira, Zélia Oliveira e outros. 50 min. Livre.
A coreografia traz elementos que envolvem tradições carnavalescas paulistanas, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança entre Mestre Sala e Porta Bandeira.
| Corredor da Galeria Olido. De 21 a 23, 19h

Núcleo de Improvisação – Zélia Monteiro
Espetáculo: Por que tenho essa forma?. Contemplado pela 5ª edição. 50 min. Livre.
Dir.: Zélia Monteiro. Orientação dramatúrgica: Valéria Cano Bravi. Intérpretes-criadores: Donizeti Mazonas, Mel Bamonte, Rodrigo Eloi Leão e outros. 60 min. +14 anos.
Espetáculo trata do tempo e espaço por meio de formas que abordam o presente, o passado e o futuro; o início, o percurso e a chegada.
| Sala Paissandu. Dia 18, 19h

Caleidos Cia. de Dança
Pré-estréia do espetáculo: Coreológicas-ludos. Contemplado pela 6ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Isabel Marques. Co-dir. e orientação dramatúrgica: Fábio Brazil. Com Luciana Nunes, Carolini Lucci, Renata Baima e Samanta Roque. 60 min. +14 anos.
Releitura dos espetáculos Coreológicas, realizados pela companhia nos últimos 13 anos, que propõem novos jogos de dança baseados em Rudolf Laban.
| Sala Paissandu. Dia 23, 20h

Projeto DR
Pré-estréia do espetáculo Ensaio. Contemplado pela 5ª edição. 60 min. +14 anos.
O espetáculo se aproxima do universo dos reality shows ao questionar as fronteiras entre realidade e encenação, arte e vida, mentira e verdade.
Concepção, dir. e interpretação: Laura Bruno, Mara Guerrero, Sheila Arêas e Tarina Quelho.
| Sala Paissandu. Dia 24, 20h

P.U.L.T.S Teatro Coreográfico
Estréia do espetáculo: Primeiros versos – Trilogia poética parte 2. Contemplado pela 6ª edição. Concepção, coreografia e dir.: Marcelo Bucoff. Com Clarissa Sacchelli, Jorge Lima, Natalia Yukie e Renata Aspesi. 60 min. +16 anos.
Por meio de um processo criativo que alia pesquisa de movimento e experimentação no campo das artes plásticas, poesia, videoarte, circo e música, o espetáculo percorre os ciclos da vida.
| Sala Paissandu. Dia 25, 19h. Reapresentações fora da Mostra de Fomento à Dança: Dias 29 a 31, 20h. Dia 1º/11, 19h. Grátis

Oficinas

Oficina de Avaliação: 4ª, 5ª E 6ª Edições do Fomento à Dança
Coord.: Gabriela Lotta.
A oficina, aberta a todos os interessados, tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos nas três últimas edições, bem como tornar mais claros os objetivos, as propostas e as finalidades do projeto.
| Salas Paissandu e de ensaio. Dia 13, 16h

Oficina com Key Zetta e Cia.
Oficina: Sós. Contemplada pela 5ª edição.
Dir.: Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Intérpretes-criadores: Daniel Fagundes, Eliana de Santana, Key Sawao e Ricardo Iazzetta. 60 min. +14 anos.
Encontro aberto sobre a criação do espetáculo Sós, que aborda o processo de escrita do dramaturgo Samuel Beckett, com a participação dos diretores, intérpretes-criadores e colaboradores.
| Sala de ensaio (vermelha). Dia 14, 20h

Oficina com Luis Ferron
O diretor do espetáculo de samba Sapatos brancos ministra workshop de capacitação pedagógica.
| Sala de ensaio. Dia 25, das 14h às 18h

Oficinas com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Com início em outubro, o Núcleo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira oferece, até janeiro de 2010, workshops de prática corporal e conversas, A casa do outro, para discutir temas pertinentes à dança, que têm como base espetáculos do grupo, promovendo a reunião de artistas, professores, alunos e pesquisadores.  
| Galeria Olido. Centro. Módulo: Processo inicial de pesquisa – Bases utilizadas. Sala café. Dia 22, das 19h às 22h. Módulo: Como manter uma companhia de dança, estratégias e dificuldades. Sala de pesquisa e acervo. Dia 27, das 19h às 21h. Grátis

Serviço: Galeria Olido. Av. São João, 473 - Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. De 1º a 25. Grátis.