ESPAÇOS EXTERNOS DA BIBLIOTECA

A biblioteca conta com espaços externo formados pela Horta Pedagógica e Comunitária, Jardim Sensorial e Quiosque da Apropriação. Todos com o objetivo de gerar cooperação aos usuários e motivar a união entre a comunidade, além de contar com programações como saraus, capoeira, mediação de leitura, atividades relacionadas a leitura, dentre outras atrações.

Horta Pedagógica e Comunitária

Horta Pedagógica e Comunitária
Inaugurada em julho de 2018 este novo espaço possibilita encontros semanais para manutenção da horta orgânica com a participação da comunidade (em ações intergeracionais), visando a melhoria na qualidade da alimentação, sem degradar o meio ambiente, permitindo um convívio social.O objetivo é cultivar hortaliças, temperos e ervas orgânicas que serão utilizadas para o consumo dos envolvidos, favorecer mudanças nos hábitos alimentares, desenvolver o convívio social, reaproveitar o lixo orgânico para a produção de adubo, desenvolver a consciência da responsabilidade para a conservação e manutenção do meio ambiente, promover a participação de diferentes grupos, respeitando e incentivando o respeito e o diálogo; valorizar as trocas de experiência e de conhecimentos entre os envolvidos, desenvolver a cooperação entre as pessoas da comunidade.

Jardim Sensorial

Jardim Sensorial
A biblioteca, cumprindo seu papel social, propõe desenvolver atividades com foco na integração dos diferentes públicos, através do livre acesso à informação e a cultura que são imprescindíveis ao desenvolvimento de uma sociedade democrática. Seus espaços servem de encontro, convivência, diálogo e produção cultural. A criação de um jardim sensorial coincide com esse objetivo, pois é um ambiente convidativo e acolhedor que proporciona o contato com a natureza e a promoção da integração e inclusão social. Os estímulos tátil, olfativo, auditivo, gustativo e visual demonstram que é na diversidade e na diferença que se encontra a riqueza e a beleza da existência.
Neste jardim são realizadas atividades de leitura, encontros, oficinas, exercícios, teatros, pique-nique, entre outras. Trata-se de uma área de vivência e convivência onde o compartilhar é a regra.

Quiosque da Apropriação

Quiosque da Apropriação
Este espaço, que é a concretização de um sonho da comunidade, foi inaugurado em julho de 2018, juntamente com a horta, este espaço é multifuncional, acolhedor e versátil. Nele acontecem rodas de conversa, saraus, danças, encontros, apresentações de teatro e circenses, capoeira, mediação de leitura, reuniões e atividades de interesse da comunidade.

 

logo SMB

Erico Verissimo