Logo - Cultura

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

Histórico A Biblioteca Érico Veríssimo foi inaugurada em novembro de 1985, mas somente iniciou suas atividades em 15 de setembro de 1986. Foi instalada em um prédio cedido pela Cohab Parada de Taipas, em uma localidade que estava em franca expansão habitacional. A Biblioteca surgiu da necessidade manifestada por movimentos reivindicatórios da própria comunidade da Cohab, que da mesma forma lutou para a instalação de um hospital e de uma delegacia. Em razão da grande procura pelos serviços oferecidos pela Biblioteca, em 12 de dezembro de 1997 a mesma foi transferida para um prédio maior, também cedido pela Cohab Parada de Taipas, onde permanece até hoje.


Pela falta de projetos e equipamentos culturais na região, a Biblioteca procurou suprir as necessidades nas diversas áreas culturais, destacando-se na Hora do Conto e na Roda de Leitura, além de oficinas de artes plásticas, música e teatro. Ao longo dos anos, muitos projetos nas áreas de leitura e informação foram desenvolvidos.

Seu nome é uma homenagem ao escritor Érico Veríssimo, representante gaúcho do romance regional modernista.

Criação: Decreto n. º 19.248 de 17 de novembro de 1983.
Inauguração: novembro de 1985.
Denominação: Decreto n. º 19.248 de 17 de novembro de 1983.
Funcionamento: 15 de setembro de 1986.

-----------------------------------------------

Prezados usuários e usuárias,

Convidamos a todos e a todas para fazer uma visita panorâmica à Biblioteca Érico Veríssimo. A unidade possui uma infra-estrutura pela qual vale a pena passear. Logo na chegada as placas de fundação historiam duas de suas fases: a de sua inauguração em 1985; e a de transferência para o atual prédio em 1997. Além disso, na portaria há uma pequena biografia do patrono da Biblioteca, o escritor Érico Veríssimo, com informações básicas, ou para quem quiser se aprofundar mais sobre a trajetória do escritor, há um considerável acervo de obras que tratam de sua vida, assim como de obras de literatura do próprio escritor.

Esse material encontra-se na Sala de Pesquisa / Circulante, a qual possui mais de 30.000 documentos (entre livros, revistas, CDs, DVDs) e, caso necessite, temos funcionários qualificados para auxiliá-lo na busca das obras. Esse material está organizado em estantes, cuja sinalização está em linguagem acessível, podendo ser consultado na própria Biblioteca e, na maior parte dos casos, pode ser emprestado pelo prazo de até 15 dias. Para se fazer o empréstimo, é preciso que a pessoa torne-se usuário do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Basta ligar ou visitar-nos para que possamos acolhê-los e explicar os procedimentos para a realização da matrícula.  Ainda nesse pavilhão, encontra-se a Sala de Leitura de Jornais e Revistas, com diversos títulos colocados à disposição do usuário, e o Telecentro, órgão parceiro da Biblioteca, que  permite o acesso à  Internet.

Há também o espaço da Sala de Leitura, que tem sua área ocupada com material mais voltado ao público infantil, mas que está aberta a todos os usuários. Nessa sala, estão guardados os produtos de diversos projetos desenvolvidos na Biblioteca, que solicitados por meio de um agendamento, podem ser mostrados ao visitante, como, por exemplo, os do grupo da melhor idade "Amigas da Biblioteca" (os "Livros de Pano"; a "Colcha de Retalhos", e as "Almofadas Malucas", essas últimas tecidas e bordadas com personagens infantis do escritor Érico Veríssimo).

A Biblioteca possui um jardim interno, parecido com uma pequena praça, na qual é possível descansar e admirar a escultura sobre a obra de Érico Veríssimo, toda montada na forma de quebra-cabeça, e que foi doada pelo artista local "Rubens Corrêa"

Sendo assim, reiteramos nosso convite a todos e a todas que queiram nos conhecer.

Claudio Roberto da Silva
Coordenador da Biblioteca Érico Veríssimo


logo SMB

Erico Verissimo