Xilogravura na Biblioteca

oficinas de xilogravura na biblioteca e produção dos alunos

Xilogravura é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo.

É uma técnica em que se entalha na madeira, com ajuda de um instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Após este procedimento, usa-se um rolo de borracha embebida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a "xilogravura de topo".

Veja os trabalhos produzidos no ateliê de xilogravura da Biblioteca Temática de Cultura Popular Belmonte, de janeiro a dezembro de 2008. Coordenação da oficina de Xilogravura por Valter Eduardo

Impressões: 14 xilogravuras em papel Rives 180 grs em uma pasta em papel Kraft 420 grs

Participantes:

  • Andréia Anjos
  • Fernando Sousa Rodrigues
  • Irael Dias
  • José Lourenço
  • Luciane Ap. Miranda
  • Marco Baká
  • Pedro Hungria Cabral


Agradecimentos: A todos que gentilmente se dispuseram a empregar sua energia para que esse trabalho acontecesse: Ateliê Piratininga, Ana, Dorinha, Estúdio Diálogo, Ernesto Bonato, Valdirene Gomes e a todos os funcionários da Biblioteca.

 

 

xilogravura de Andréia Anjos

 

xilogravura de Fernando Sousa Rodrigues

 

Xilogravura de Irael Dias

 

Xilogravura de José Lourenço

 

Xilogravura de Luciane Ap. Miranda

 

Xilogravura de Marco Baká

 

Xilogravura de Pedro Hungria