Barra de Impressão

Biblioteca Belmonte


Secretarias / Cultura / bibliotecas / biblioteca_belmonte / comunidade_santo_amaro


COMUNIDADE DE SANTO AMARO

retrato de pessoas do bairro A origem da região de Santo Amaro está ligada a uma aldeia indígena à margem do rio Jurubatuba ou Jeribatiba, que somente em 1950 foi nomeado oficialmente como rio Pinheiros. Assim como o rio, o bairro também teve diferentes nomes, como Virapuera, Jeribatiba, Ibirapuera, Santo Amaro de Virapuera e finalmente Santo Amaro.

O nome Santo Amaro, de origem cristã, é de um santo nascido em 513 d.C. na Itália, identificado como protetor dos carroceiros, carregadores e fabricantes de velas. A região passou a ser conhecida como Santo Amaro depois que o Padre José de Anchieta rezou uma missa com a imagem do Santo, à margem do rio Jeribatiba.

Em Santo Amaro foi fundada a primeira colônia estrangeira no Brasil. Em 1827 o imperador Pedro I, preocupado com o povoamento e com as constantes invasões dos castelhanos ao sul do país, determinou aos governantes da Província de São Paulo o assentamento de colonos alemães naquela região.

cores e comércio do bairro

Em 1832 Santo Amaro tornou-se município, porém, após 103 anos, em 22 de fevereiro de 1935, o interventor Armando Sales de Oliveira resolveu anexá-lo à cidade de São Paulo. Dizem que um dos motivos foi a construção do aeroporto de Congonhas, inaugurado em 1934, que serviu como local alternativo para o transporte aéreo em São Paulo.

Atualmente é o mais importante centro da região sul da cidade. Além do Autódromo de Interlagos, inaugurado em 1940, o bairro reúne tanto loteamentos de alto padrão como moradias popular. O comércio, como o do Largo 13 de Maio, se destaca pela intensa presença da cultura nordestina. Nos últimos anos importantes indústrias, grandes escritórios e sedes de bancos estabeleceram-se nas áreas próximas à marginal do Rio Pinheiros.

O bairro de Santo Amaro possui duas bibliotecas municipais, a Biblioteca Belmonte e a Biblioteca Prefeito Prestes Maia.


cultura popular

logo SMB