População poderá acompanhar pela Internet andamento do Programa de Metas

Prefeitura oferecerá acesso pela Internet ao sistema de gestão das ações propostas. Será possível consultar a situação de cada meta, com acesso a informações como orçamento, empresas responsáveis e previsão de conclusão

A população de São Paulo poderá acompanhar de perto a execução do Programa de Metas 2013-2016, divulgado na última terça-feira (26) pelo prefeito Fernando Haddad. A Prefeitura disponibilizará pela Internet informações detalhadas sobre o andamento de cada uma das 100 metas, por meio do Simesp, sistema de gestão informatizado que irá controlar o fluxo de implementação de projetos da administração municipal. A tecnologia possibilitará transparência na execução dos objetivos propostos no programa.

O acesso ao sistema será aberto ao cidadão que poderá consultar dados atualizados pelos gestores. A página possibilitará o acesso ao cronograma, mapas, gráficos, informações orçamentárias, empresas, órgãos responsáveis e até fotos de obras.

A estrutura do Simesp é baseada no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), portal operacional que trata do orçamento e monitoramento de propostas na área da educação. O Simec, vencedor de diversos prêmios de sistemas de gestão pública do Brasil, possui código aberto e é disponibilizado gratuitamente pelo governo federal. Atualmente, é utilizado por mais de dez órgãos da União. A Telebras e o SENAI também usam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras.

O sistema está sendo customizado para atender às necessidades administrativas da Prefeitura de São Paulo. A etapa atual é de abastecimento de informações. O objetivo é lançar o Simesp para o acompanhamento do Programa de Metas e gradualmente expandi-lo para todas as áreas do governo municipal. A implantação ocorrerá por etapas, com a inclusão de módulos e funções adicionais.

Participação efetiva
Ao apresentar o Programa de Metas na Câmara Municipal, na última quarta-feira (27), o prefeito Fernando Haddad enfatizou a importância da participação popular para a elaboração da versão final do documento e falou sobre o sistema que será implantado para o acompanhamento das metas.

“Há um sentimento participativo na cidade que nós temos que acolher, porque tudo que não queremos é uma sociedade apática. Quando a sociedade quer participar nós temos de abrir os canais para que isso aconteça nas subprefeituras. Ontem instalamos o Conselho da Cidade para que toda diversidade seja representada. Nós entendemos que a divergência é uma força para levar ao entendimento”, destacou Haddad.

A população poderá acompanhar as ações e os resultados nos meios de comunicação e nas audiências públicas que estão programadas no mês de abril em toda a cidade. Ao todo, serão realizadas 35 audiências públicas – uma em cada subprefeitura -, uma para cada um dos três eixos temáticos e outra que será realizada na Câmara Municipal.
 

Veja o Programa de Metas 2013-2016 completo

Leia mais: Prefeitura apresenta metas para os próximos quatro anos