Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023

Saiba mais sobre o Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023

Imagem de fundo rosa claro, com detalhes abstratos nas laterais. Ao centro, há o logo do Forúm e os escritos "Fórum Interconselhos - Regionalizados 2023". No rodapé da imagem há os logotipos do Fórum de Gestão Compartilhada, do Plano de Ação, da FECAP e da Cidade de São Paulo.

 

O Fórum Interconselhos de São Paulo (FISP) - Regionalizados 2023 é uma iniciativa que visa propiciar um espaço de troca entre os conselheiros participativos e a administração pública municipal, por meio de um espaço institucional, em que serão promovidos eventos de compartilhamento, integração, formação e co-criação.

O FISP - Regionalizados 2023 é produto do 3º Plano de Ação em Governo Aberto da Cidade de São Paulo, sendo resultado da nova redação do marco 3.1 que almeja “Implementar encontros anuais de conselhos com atuação territorial, envolvendo o ecossistema de atores das subprefeituras, subprefeitos, interlocutores e outros que forem necessários na ocasião”.

O Fórum foi co-criado pela Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) em conjunto com a sociedade civil. Sua estrutura surgiu através de uma oficina participativa com o público de Conselheiros Participativos Municipais (CPMs) do município de São Paulo durante a Semana de Governo Aberto 2023. Nesse contexto, o evento visou compreender quais eram os anseios e necessidades dos conselheiros em relação ao nível da integração e relacionamento entre eles.

A partir desse processo co-criativo foi estabelecido que o FISP teria três grandes eixos: Integração — a oportunidade de conhecerem e compartilharem experiências entre si e com outros conselhos; Exposição — a oportunidade de apresentarem seus trabalhos e serem expostos aos trabalhos da administração pública, favorecendo uma maior compreensão da estrutura pública municipal e do funcionamento da Cidade; e Formação — a possibilidade de aprenderem ferramentas e técnicas em comum, úteis a todos os conselhos, e co-criarem uma formação que fornecesse a novos conselheiros todas as ferramentas básicas necessárias para exercerem suas funções.