Prefeitura de São Paulo organiza o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

Evento de abrangência nacional será realizado nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/4) e contará com a participação de especialistas em políticas para a abertura governamental

A Prefeitura de São Paulo está organizando ao lado de governos e sociedade civil o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, que acontecerá nos dias 10 e 11, em Osasco, na Grande São Paulo. O evento é de abrangência nacional e reunirá especialistas, autoridades e representantes de governo e sociedade civil para discutir e promover ações de transparência, participação cidadã e inovação na gestão pública. Os temas abordados serão relevantes à implementação de políticas para a abertura governamental em diferentes esferas e setores da administração pública e sociedade civil.

O evento é gratuito e pretende reunir pessoas interessadas na temática de governo aberto. Será uma oportunidade para discussão dos desafios enfrentados na implementação de agendas de governo aberto, aprendizado durante o processo e troca de experiências com a participação de munícipes, representantes de organizações da sociedade e da academia, organizações internacionais e gestores públicos. Também estão previstas atividades de formação para representantes governamentais e da sociedade civil. A inscrição para participar pode ser feita até o dia 09 de abril pelo link.

“São Paulo foi a primeira cidade brasileira a institucionalizar a agenda de Governo Aberto. Este 5º Encontro será um marco histórico, pois agora temos muitos outros governos atuando, tanto é que com o engajamento de entes governamentais e sociedade civil, vamos lançar a Rede Brasileira de Governo Aberto, o que mostra a importância da pauta para o desenvolvimento de cidades mais abertas, inclusivas e inteligentes.” Disse a coordenadora de Governo Aberto, Patrícia Marques.

 

Lançamento da Rede

No encontro também será lançada a Rede Brasileira de Governo Aberto com a apresentação de sua Carta de Princípios. A Rede é composta por um conjunto de organizações governamentais e da sociedade, que têm como objetivo trocar experiências, estruturar ações que possam contribuir para o fortalecimento da democracia, bem como elaborar estratégias para a engajamento de um número maior de municípios, Estados e sociedade civil a fim de propagar e consolidar a agenda de governo aberto.

Além da Prefeitura de São Paulo, são parceiros na realização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto a Prefeitura do Município de Osasco (SP), que sediará o evento, Controladoria Geral da União (CGU), Estado de Santa Catarina, Prefeitura do Município de Contagem (MG) e organizações da sociedade civil como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Colaboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (USP), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Open Knowledge Brasil (OKBR), Instituto Prospectiva (INSPRO), Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS), Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (CEWEB.BR), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) e Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.BR).