Prefeito assina decretos e Projeto de Lei para acelerar requalificação do centro da Capital

Medidas garantem incentivos fiscais e edilícios para atrair moradores, investimentos e atividades econômicas à área central da cidade

O prefeito Ricardo Nunes em cerimônia de assinatura dos decretos, que foi acompanhada por várias autoridades como secretários municipais e vereadores, além de lideranças e representantes da sociedade civil

 

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), o prefeito Ricardo Nunes assinou importantes decretos e um Projeto de Lei (PL) para estimular e facilitar a requalificação do centro de São Paulo. No ato, o prefeito assinou documentos que incluem incentivos fiscais e edilícios, com o objetivo de atrair moradores e investimentos para recuperar o centro de São Paulo, além de um conjunto de ações para a região do Triângulo Histórico e Praça da República, que visam atrair mais atividades econômicas para a região.

“Estamos dedicados e focados dentro de estudos técnicos para a requalificação do centro de São Paulo. Tenho muita tranquilidade e orgulho da equipe que a gente tem e o trabalho que estamos desenvolvendo. A cidade de São Paulo, que é a locomotiva deste país, vem dando respostas. Vamos passo a passo, unidos, tornar a qualidade de vida das pessoas melhor”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante o evento.

O secretário chefe da Casa Civil e coordenador do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra, destacou a interação da iniciativa com a sociedade civil na realização de oitivas, fóruns, reuniões e outros instrumentos de participação popular, além da aprovação de leis importantes no Centro de São Paulo, como o PIU Setor Central e Requalifica.

“Neste mesmo prédio que estamos agora, vários interessados em retrofit demandaram a questão da agilidade, do processo de análise, da inclusão do benefício também no projeto de retrofit e tantas outras medidas. A união entre o governo e a sociedade civil vai proporcionar medidas efetivas para a transformação do tão sonhado Centro de São Paulo”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Fabrício Cobra.

Entre as medidas anunciadas, está a regulamentação do Projeto de Intervenção Urbana – PIU Setor Central, que instituiu a Área de Intervenção Urbana (AIU), inserido num perímetro equivalente a 2.089 campos de futebol, dividido em dois setores: Centro Histórico, nos distritos da República e Sé, e Centro Metropolitano, que abrange total ou parcialmente os distritos do Brás, Belém, Pari, Bom Retiro e Santa Cecília.

O decreto estabelece as competências e os requisitos para recebimento das propostas dos interessados, com a documentação necessária e o fluxo da análise dos pedidos de licenciamento, a possibilidade de contratação de serviços especializados e a criação da conta segregada no FUNDURB.

Também foi instituído o Requalifica Rápido – procedimento que visa conferir agilidade à análise dos pedidos de alvarás de aprovação e de execução, assim como os alvarás de Projetos Modificativos de intervenções construtivas, no âmbito do Requalifica Centro.

O intuito é otimizar as etapas relativas à análise técnica dos processos, conferindo maior agilidade e segurança à emissão dos alvarás necessários. Com a medida, os procedimentos de requalificação no perímetro definido na Lei 17.577 de 2021 terão uma tramitação mais célere nas secretarias.

Outro decreto assinado, o do Requalifica Comercial, estende os benefícios do Requalifica Centro aos imóveis destinados a uso comercial. A norma regulamenta e viabiliza as isenções referentes à requalificação aos imóveis comerciais no perímetro do Requalifica Centro. A medida especifica os procedimentos para requerimento e análise das isenções e remissões de impostos.

Lei do Triângulo ampliada

O Prefeito também assinou o Projeto de Lei que objetiva alterar as leis 17.332/2020 e 17.577/2021. Pelo presente PL, a ser enviado à Câmara Municipal, busca-se alterar a chamada Lei do Triângulo SP, com ampliação do rol de CNAEs (Cadastro Nacional de Atividade Econômicas), que fazem jus aos benefícios fiscais ali definidos (IPTU, ISS e demais taxas) – desde que tais estabelecimentos se instalem na região delimitada – e inclui ainda a expansão do perímetro territorial beneficiado, passando a contemplar, além do Triângulo Histórico - Ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista -, o quadrilátero - Ruas Sete de Abril (incluindo lado ímpar), Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Conselheiro Crispiniano, Avenida São João e Avenida Ipiranga.

Além disso, o PL altera a Lei do Requalifica Centro, para possibilitar que seja concedida, no perímetro da lei, a redução de ISS aos projetos de obra destinados à requalificação. Atualmente, o benefício se dá apenas para as fases da obra já iniciadas.

As medidas visam incentivar diversas atividades econômicas a regressarem à região central de São Paulo, com isto, aumenta-se a oferta do comércio e de serviços e a circulação de pessoas, em especial à noite e aos finais de semana, na região do Triângulo Histórico e da Praça da República.

Comitê Intersecretarial

Além dessas regulamentações, o prefeito anunciou mudanças na composição do Comitê Intersecretarial do #TodosPeloCentro, que será ampliado. O Decreto nº 61.814, de 15 de setembro de 2022, passará por alterações para agregar novos interlocutores à iniciativa, que visa promover transformações urbanísticas, econômicas e ambientais do perímetro central. As Secretarias Municipais de Fazenda, Cultura, Turismo e Mudanças Climáticas, além das agências SP Negócios e SP Regula somarão às demais que já integram o #TodosPeloCentro.

Antes da cerimônia, prefeito visitou as obras de recuperação do antigo prédio da Telesp, que passa por retrofit

Imóvel que por décadas foi sede da empresa de telecomunicações será transformado em complexo de apartamentos