#TodosPeloCentro estará na virada ODS

Iniciativa coordenada pela Casa Civil atende várias metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro estará presente na Virada ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú. Este ano será realizada a primeira edição do Festival ODS e o município de São Paulo trabalha para atingir as metas de sustentabilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), que se convencionaram chamar de Agenda 2030 e visam garantir qualidade de vida e bem estar à população.

O secretário chefe da Casa Civil e coordenador do #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra, diz que uma programação especial está sendo elaborada pela equipe gestora do Comitê com o objetivo de mostrar à população como o município de São Paulo está se preparando para atingir os objetivos de desenvolvimento sustentável para tornar nossa cidade mais segura, inclusiva e justa para todos:

“O #TodosPeloCentro está levando uma série de transformações na região do Centro Histórico e Centro Expandido de São Paulo, que concentram uma multiplicidade de equipamentos que garantem o acesso aos serviços públicos, geram empregos e renda, sem contar o rico patrimônio cultural e arquitetônico, que conta nossa história por meio de suas ruas, praças, edifícios e pessoas. Por meio desta iniciativa estamos ouvindo e acolhendo as demandas da sociedade civil para articular políticas que tragam qualidade de vida, atividade econômica e as pessoas de volta ao centro”, diz.

A participação do #TodosPeloCentro na Virada ODS será nos dias 17 e 18. A programação está sendo finalizada e os detalhes serão divulgados em breve. Realizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, contará com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackthon e um congresso internacional, entre outras atrações.

Como explica o secretário, as iniciativas do #Todos transcendem questões de zeladoria e infraestrutura urbana, envolvem ações sociais, *incentivo à moradia*, apoio às atividades de entretenimento e cultura, segurança, expansão de áreas verdes e de lazer, ativação de prédios subutilizados, além de incentivos para empreendedores da região.

Para harmonizar as diversas ações municipais em prol de melhorias para a região central, as estratégias da iniciativa são desenvolvidas a partir de eixos prioritários e que se conectam entre si, como Segurança, Habitação, Assistência Social, Requalificação Urbana e Mobilidade, Atração de investimentos, Meio Ambiente e Lazer e Cultura, seguindo os pilares que orientam a Agenda 2030, da ONU, pacto global aderido no âmbito municipal pela Prefeitura de São Paulo.

#TODOS E ODS

A iniciativa #TodosPeloCentro se relaciona com várias metas do ODS, sendo: ODS 10 reduzir as desigualdades, ODS 11 tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, ODS 16 promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, ODS 17 fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Equipe gestora do #Todos finaliza os detalhes da programação que contará com várias atrações nos dias 17 e 18