Doação de imóvel para instalação do Hospital Sorocabana é aprovada

PL encaminhado pela Prefeitura dará mais liberdade à administração municipal, que poderá reformar e ampliar atendimento

O PL (Projeto de Lei) 186/2022, aprovado em segunda votação pela Câmara de São Paulo durante sessão plenária desta quarta-feira (03 de maio), autoriza o município a receber em doação do Governo do Estado de São Paulo um terreno para instalação do Hospital Central Sorocabana. A partir da formalização da doação, a municipalidade terá mais liberdade de investimento de recursos para a reativação do equipamento de saúde. O projeto aprovado será encaminhado à Prefeitura e seguirá para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

O secretário chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra, destacou que a aprovação do PL é uma grande conquista para o município, que poderá ainda reformar e ampliar o equipamento para melhor atendimento e extensão dos serviços de saúde pública:

“Esse hospital foi referência em São Paulo, mas em 2010 encerrou as atividades por problemas financeiros. Garantir a retomada desse atendimento é uma vitória a toda população. O texto substitutivo que encaminhamos determina que o imóvel seja destinado exclusivamente para atender demandas da saúde municipal, o que beneficiará moradores de várias regiões da cidade”, destacou.

Inaugurado em 1928, o Hospital Sorocabana foi reativado parcialmente em 2020, por causa da pandemia, para atender vítimas da Covid-19. O empreendimento fico numa área na rua Faustolo, na região da Lapa, zona oeste da cidade. O terreno a ser recebido tem 14.900 metros quadrados, sendo 10.834 metros quadrados de área construída.

O PL foi votado em primeiro turno na sessão plenária do dia 25 de abril, sendo também aprovado por unanimidade na Casa e de forma simbólica, ou seja, sem votação nominal no painel eletrônico do Plenário 1º de Maio.