São Paulo participa da Semana Internacional de Governo Aberto entre 8 a 12 de maio

Além de participar ao lado de Osasco, Contagem, Santa Catarina e a União, município sediará o encerramento do evento no dia 12 de maio, na FECAP

Evento contará com atividades presenciais e virtuais; município de São Paulo é pioneiro na experiência de Governo Aberto

O município de São Paulo participará entre os dias 8 e 12 de maio, em conjunto com Osasco (SP), Contagem (MG), o Estado de Santa Catarina e a Controladoria-Geral da União (CGU), da Semana Internacional de Governo Aberto 2023 (OpenGovWeek – OGW). O evento, promovido no âmbito da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP) será realizado em formato híbrido, sendo que o encontro presencial de encerramento será sediado em São Paulo, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). O evento é aberto a todos os interessados e em breve será divulgado o calendário de atividades, bem como a ficha de inscrição.

Fabricio Cobra, secretário chefe da Casa Civil, pasta que compreende a Secretaria Executiva de Relações Institucionais (SERI), responsável pela gestão do Governo Aberto, lembra que São Paulo foi pioneira no desenvolvimento e fortalecimento de Ações de Governo Aberto, sendo hoje referência para muitos municípios:

“Será um momento de compartilhar experiências e aprimorar os instrumentos de governança pública. São Paulo foi o primeiro município do País a implantar Ações de Governo Aberto com o objetivo de incluir a sociedade civil nas decisões políticas e tornar a gestão transparente e em consonância com os princípios democráticos”, frisou.

Para a coordenadora de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo, Patrícia Marques dos Santos, o evento é um indicativo da unidade e do comprometimento conjunto da União, dos Estados, dos municípios e da sociedade civil em buscar o aperfeiçoamento da governança pública por meio do protagonismo do munícipe e da ampliação dos mecanismos de participação democrática:

“Ter todos os membros da OGP (Parceria para Governo Aberto) no Brasil em São Paulo para a Semana de Governo Aberto é um privilégio para nossa cidade. É o momento para que as trocas de experiências que ocorrem nesse espaço, possam servir de incentivo para que outros estados e municípios deem o próximo passo na construção de uma sociedade mais inclusiva e colaborativa por meio da agenda de Governo Aberto”, diz.

A Semana Internacional de Governo Aberto 2023 (OpenGovWeek – OGW) tem por objetivo impulsionar a conscientização referente a pauta e seus pilares, que são transparência, participação social, accountability, prestação de contas, inovação e tecnologia. O evento contará com atividades presenciais e virtuais e a programação geral pode ser consultada no portal da Controladoria-Geral da União, pelo link: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2023/04/controladoria-geral-da-uniao-realiza-semana-internacional-de-governo-aberto-2023.

SERVIÇO
Semana Internacional de Governo Aberto
Data: 8 a 12 de maio
Formato: Híbrido
Encerramento: 12/05 na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) – Av. da Liberdade, 532, Liberdade – São Paulo)
Programação: https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2023/04/controladoria-geral-da-uniao-realiza-semana-internacional-de-governo-aberto-2023