Pesquisa com frequentadores do Triângulo Histórico de SP aponta que público é adepto do lazer e gastronomia na região

Iniciativa #TodosPeloCentro, da Prefeitura de São Paulo, realizou entrevista com 385 pessoas que frequentam a área

Pesquisadores ouviram a população que frequenta o Triângulo Histórico

 

Com o intuito de reunir informações para efetivar ações em prol do Centro, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Casa Civil, realizou uma pesquisa de opinião com 385 pessoas no perímetro do Triângulo Histórico. Entre os dados destacados, a pesquisa aponta que 47% dos entrevistados frequentam o Triângulo em momentos de lazer, principalmente aos finais de semana e período noturno (22.6%).

Quanto aos passeios mais buscados, recebem destaque os eventos culturais (19.7%), restaurantes e lanchonetes (13.5%) e a utilização de praças e áreas livres (11.6%), além de compras (11.1%). Já os bares e baladas são os locais mais frequentados à noite (35.3%).

Também foram avaliados os itens mais convidativos para se visitar o Centro nas horas de lazer. Receberam notas mais altas a limpeza e conservação das calçadas e ruas (87%), onde a prefeitura já atua diariamente, tendo lançado recentemente a Operação Centro Limpo, que reforça as ações já existentes, como a de limpeza 24 horas, e as obras de requalificação dos calçadões do Triângulo, que também estão em curso.

As notas mais altas foram seguidas de aumento da iluminação (86%), serviço que receberá melhorias da prefeitura de São Paulo, por meio da SP Regula, com a troca de todos os holofotes existentes por equipamentos mais eficientes e que melhorarão sensivelmente a iluminação local, além de locais voltados à cultura (86%), no qual podemos destacar os museus do perímetro.

A pesquisa ainda aponta que 70% dos entrevistados considera eventos em ruas e praças, guias, passeio e sinalização turística, assim como atividades esportivas e estabelecimentos abertos 24h, como atrativos para frequentar o Triângulo.

Neste cenário, temos uma nova edição do Festival do Café no Triângulo, em maio, e no mesmo mês a Virada Cultural. Recentemente, a prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, retomou o tour Vai de Roteiro no Triângulo. Ainda estão previstos a 3ª edição do Toca Aí, a Jornada do Patrimônio, entre outros eventos.

Do total de entrevistados, 27% são residentes do Centro - principalmente dos bairros Sé e República -, enquanto 56% afirmam trabalhar na região. Quando perguntados o que os levariam a morar na área, 40% respondeu ser o fácil acesso à cidade e 30%, a proximidade com local de trabalho.

EXPECTATIVA

O Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro busca conhecer os moradores e frequentadores do Centro de São Paulo para promover ações que tornem a região mais segura e atrativa. Segundo o secretário chefe da Casa Civil, Fabricio Cobra, a ideia é fazer uma pesquisa de campo a cada dois meses.

“O objetivo é que outros territórios e temas conectados aos distritos e eixos que integram o ‘Todos Pelo Centro’ sejam pesquisados”, explica Fabricio, que também é coordenador do Comitê Intersecretarial e do Fórum de Participação Social.

Para a chefe de gabinete da Casa Civil, Kiki Ramos, a pesquisa de opinião no perímetro do Triângulo Histórico traz um retorno importante, já que permite analisar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado para atender as expectativas daqueles que mais frequentam o Triângulo Histórico.

“Os resultados são decisivos para nortear as ações propostas que visam transformar o centro de São Paulo, a maior metrópole da América Latina, em um local seguro para moradia, negócios e entretenimento. E mostra que a gestão Ricardo Nunes está atenta às demandas da sociedade”, diz.

FÓRUM

Com foco no Triângulo Histórico, o Comitê promove nesta quinta-feira (27 de abril) o 2º Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro, que terá como tema “Ativação do Triângulo Histórico de São Paulo”. O intuito é ouvir a sociedade civil na elaboração de políticas públicas para requalificar o Centro da capital. O evento acontece das 9h30 às 12h, no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, no auditório do 7º andar (Viaduto do Chá, nº 15 – Centro).

As ações de transformação no Centro de SP podem ser acompanhadas através do site todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br e das redes sociais oficiais @todospelocentro.