2° Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro acontece nesta quinta-feira (27/4)

Evento será realizado das 9h30 às 12h na sede da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de ouvir da sociedade propostas para a ativação do Triângulo Histórico

População ajudou a construir propostas de requalificação no 1º Fórum de Participação Social

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Casa Civil, realiza nesta quinta-feira (27 de abril) o 2° Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro, das 9h30 às 12h, no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá, nº 15 - Centro - São Paulo), sede da administração municipal. O tema desta edição será "Ativação do Triângulo Histórico de São Paulo" e terá por objetivo receber a sociedade civil para ouvir propostas de ativação do perímetro central.

Para introduzir os participantes sobre o projeto de requalificação vigente, o secretário chefe da Casa Civil e presidente do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro, Fabricio Cobra, fará uma explanação sobre o esforço da prefeitura em conduzir uma série de medidas que impactarão na retomada do Centro Histórico de São Paulo:

“O prefeito @ricardonunes vem trabalhando incansavelmente para acelerar as mudanças e nesta oportunidade levaremos as devolutivas à população. Por meio do PIU Central criamos um mecanismo para incentivar a construção de moradias, com o Requalifica garantimos incentivos para recuperar prédios antigos e a Lei do Triângulo Histórico assegura uma série de benefícios para o comércio. Estamos trabalhando para fomentar ainda mais as atividades culturais e turísticas que geram investimentos no centro”, destacou.

A programação também traz a secretária municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Adriana Siano Boggio Biazzi, que discorrerá sobre a requalificação dos calçadões do Centro Histórico, além do coordenador da programação cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Vander Lins Gomes, que apresentará cases de sucesso no Triângulo Histórico.

Após as apresentações será aberto espaço para o público presente, que poderá colaborar com as ações da Prefeitura de promover melhorias no centro.

#TodosPeloCentro

O Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro foi oficializado por meio do Decreto 61.814/2022, que tem por finalidade estabelecer a mútua cooperação entre as secretarias municipais envolvidas no processo de planejamento, implantação, gestão, monitoramento e avaliação das intervenções previstas para o perímetro dos distritos do Bom Retiro, Belém, Pari, Sé, República, Brás e Santa Cecília.

As estratégias da iniciativa são desenvolvidas a partir de seis eixos prioritários e que se conectam entre si: Atração de investimentos, Requalificação Urbana e Mobilidade, Habitação, Segurança, Social, e Meio Ambiente, Lazer e Cultura.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Casa Civil (SMCC), o Comitê abrange as secretarias de Governo, Urbanismo e Licenciamento, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Infraestrutura Urbana e Obras, Habitação, Segurança Urbana, Mobilidade e Trânsito, Secretarias do Verde e do Meio Ambiente, Subprefeituras da Sé e Mooca e Secretaria de Subprefeituras.

Além da Lei 17.844/2022, que institui a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, o #TodosPeloCentro atua no âmbito das seguintes medidas legislativas:

Lei nº 17.332 de 2020, que cria o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista;

Lei nº 17.577 de 2021, que dispõe sobre o Programa Requalifica Centro, estabelecendo incentivos e o regime específico para a requalificação de edificações da região.

SERVIÇO
2º Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro
Data: 27 de abril de 2023, quinta-feira
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Prefeitura de São Paulo - Auditório do 7º andar - Viaduto do Chá, nº 15 - Centro - São Paulo
Inscrições: https://abre.ai/f06z