2º Fórum Social #TodosPeloCentro vai discutir ativação do Triângulo Histórico

Aberto à população em geral com o objetivo de debater propostas para requalificar o centro, evento acontece no dia 27 de abril; inscrições devem ser feitas de forma on-line

Representantes do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro voltam a ouvir propostas
da sociedade para requalificação do Triângulo Histórico

Com o tema “Ativação do Triângulo Histórico de São Paulo”, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Casa Civil, realiza no próximo dia 27 o 2º Fórum de Participação Social Social #TodosPeloCentro. O objetivo desta edição é discutir com a sociedade civil estratégias para fomentar as atividades econômicas da região e promover a requalificação do centro. O evento será realizado no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, das 9h30 às 12 horas. As inscrições devem ser feitas pelo link https://abre.ai/f06z.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fabrício Cobra, explica que a atividade é uma iniciativa pioneira no âmbito da administração municipal que visa dialogar com a população para construir políticas públicas que gerem impactos positivos em toda a sociedade a partir das intervenções urbanas no perímetro central:

“Queremos transformar nosso centro em conjunto com a sociedade. Para isso, estamos fazendo o trabalho de oitivas. Queremos ouvir a população, os comerciantes e todos que vivem e trabalham na região para que tenhamos uma cidade cada vez mais acolhedora, que garanta o acesso à cidadania, gere oportunidades, traga segurança e acima de tudo o orgulho de viver em São Paulo”, diz.

O 2º Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro é aberto a toda população interessada. Esta edição terá como foco questões voltadas à economia criativa nas áreas de gastronomia, lazer, entretenimento, turismo e inclusão social na região do Triângulo Histórico de São Paulo. A programação completa será divulgada em breve no site https://todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br/ e nas redes sociais da @casacivilprefsp e do @todospelocentro.

#TodosPeloCentro

O Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro foi oficializado por meio do Decreto 61.814/2022, que tem por finalidade estabelecer a mútua cooperação entre as secretarias municipais envolvidas no processo de planejamento, implantação, gestão, monitoramento e avaliação das intervenções previstas para o perímetro dos distritos do Bom Retiro, Belém, Pari, Sé, República, Brás e Santa Cecília.

As estratégias da iniciativa são desenvolvidas a partir de seis eixos prioritários e que se conectam entre si: Atração de investimentos, Requalificação Urbana e Mobilidade, Habitação, Segurança, Social, e Meio Ambiente, Lazer e Cultura.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Casa Civil (SMCC), o Comitê abrange as secretarias de Governo, Urbanismo e Licenciamento, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Infraestrutura Urbana e Obras, Habitação, Segurança Urbana, Mobilidade e Trânsito, Secretarias do Verde e do Meio Ambiente, Subprefeituras da Sé e Mooca e Secretaria de Subprefeituras.

Além da Lei 17.844/2022, que institui a Área de Intervenção Urbana (AIU) do Setor Central, o #TodosPeloCentro atua no âmbito das seguintes medidas legislativas:
Lei nº 17.332 de 2020, que cria o Triângulo SP, polo de atividades sociais, culturais e turísticas no perímetro das ruas Líbero Badaró, Benjamin Constant e Boa Vista;
Lei nº 17.577 de 2021, que dispõe sobre o Programa Requalifica Centro, estabelecendo incentivos e o regime específico para a requalificação de edificações da região.

SERVIÇO
2º Fórum de Participação Social #TodosPeloCentro
Data: 27 de abril de 2023, quinta-feira
Horário: das 9h30 às 12h
Local: Prefeitura de São Paulo - Auditório do 7º andar - Viaduto do Chá, nº 15 - Centro - São Paulo
Inscrições: https://abre.ai/f06z