Comitê Intersecretarial discute com comerciantes propostas para ativar o centro

Encontro debateu temas como segurança, isenção fiscal, acolhimento à população de rua e ações de cultura, esporte e lazer

Comerciantes da malha central de São Paulo discutiram na tarde desta sexta-feira (14 de abril) propostas para ativar a região do Triângulo Histórico com a equipe gestora do Comitê Intersecretarial Todos Pelo Centro, coordenado pela Casa Civil. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). Temas como segurança, isenção fiscal, acolhimento à população de rua e ações culturais, esportivas e de lazer foram apontadas como prioridades para requalificar a região, ativar o comércio e reocupar os imóveis ociosos com moradia e comércio.

O secretário da Casa Civil, Fabrício Cobra, falou dos esforços da Prefeitura de São Paulo para recuperar o centro com a criação do Todos Pelo Centro e destacou que a administração municipal vem intensificando as rondas ostensivas e a abordagem de acolhimento à população em situação de rua para conter a sensação de degradação e violência:

“O prefeito Ricardo Nunes não medirá esforços e recursos para fazer o acolhimento das pessoas que vivem nas ruas garantindo vagas em hotéis, centros de acolhida, na Vila Reencontro e no Centro de Acolhida Especial. Ficar nas ruas não é digno, mas é preciso respeitar os direitos do cidadão. Temos também a questão tributária que em muito onera os comerciantes e precisa ser revista, principalmente entre aqueles que resistiram à pandemia”, disse.

Cobra destacou outras ações realizadas pelo Comitê Todos Pelo Centro para o aprimoramento das ações no âmbito legislativo e ressaltou que um dos objetivos do Comitê é estabelecer a mútua cooperação entre as secretarias municipais envolvidas no processo de planejamento, implantação, gestão, monitoramento e avaliação das intervenções no perímetro central.

Da Casa Civil também estave presente a chefe de gabinete, Denise Soares Ramos, além de representantes das secretarias municipais da Fazenda, Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), Subprefeitura da Sé e Marcone Moraes, presidente da Associação Pró-Centro.

Comerciantes apontaram prioridades para requalificar o centro em reunião no auditório da SIURB