São Paulo recebe Prefeitura de Mogi das Cruzes para troca de experiências em Governo Aberto

Secretário de Transparência e Dados Abertos da Prefeitura de Mogi, Severino Netto, conheceu a estrutura de São Paulo e compartilhou experiências para a implantação de planos de ação

 Primeiro município do Brasil a desenvolver e fortalecer ações de Governo Aberto, a Prefeitura de São Paulo será referência para construção do primeiro plano de ação em Governo Aberto da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Nesta quarta-feira (12 de abril), o secretário de Transparência e Dados Abertos de Mogi, Severino Netto, conheceu a estrutura paulistana e compartilhou experiências sobre participação social, transparência, integridade pública e inovação tecnológica.

O secretário Fabrício Cobra, da Casa Civil, pasta que compreende a Secretaria Executiva de Relações Institucionais responsável pela gestão do Governo Aberto, destacou a preocupação da administração municipal em incluir a sociedade civil nas decisões de políticas públicas que tornaram a experiência em Governo Aberto da cidade de São Paulo referência no País:

“Temos nos empenhado em desenvolver um trabalho focado na população que visa o diálogo permanente para intensificar ações de participação popular e, por sua vez, aprimorar os mecanismos de combate à corrupção, além de estimular a inclusão e a diversidade no governo”, destacou.

O secretário Executivo de Relações Institucionais, Enrico Misasi, ressaltou que receber municípios empenhados na promoção da agenda de Governo Aberto é sempre uma experiência inspiradora:

“Constatar que a centelha de Governo Aberto, temática tão fundamental para o aprimoramento da governança pública em nosso país está se espalhando e abrindo cada vez mais espaços para o envolvimento do munícipe na construção de políticas públicas nos dá ímpeto para propagar cada vez mais a pauta. A cidade de São Paulo, pioneira no ingresso como membra local da Parceria para Governo Aberto no Brasil, entende que só através da troca de experiências e apoio mútuo na superação de desafios é possível atingir todo potencial que essa agenda propicia”, reforçou.

Netto explicou que a Prefeitura de Mogi vem trabalhando na construção do primeiro plano de ação em Governo Aberto e o município de São Paulo tem inspirado essa experiência: “Nada melhor do que aprender com quem é pioneira nesse assunto no Brasil. Agradeço a atenção que recebemos para compartilhar conhecimento e avançar nos primeiros passos dessa construção em Mogi das Cruzes”, ressaltou.

A equipe foi recebida pela coordenadora de Governo Aberto, Patrícia Marques dos Santos, que compartilhou das iniciativas desenvolvidas pela área.

 

Secretário de Transparência e Dados Abertos de Mogi, Severino Netto, foi recebido pela coordenadora de Governo Aberto, Patrícia Marques, que compartilhou experiências de gestão