Casa Civil terá atividade para conselheiras municipais

Evento inédito na história da administração será realizado na quinta-feira (9 de março), às 18h30 e contará com palestras, homenagens e apresentação musical para acolher as mulheres

 Pela primeira vez na história da Prefeitura de São Paulo as conselheiras municipais serão incluídas nas atividades em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Uma programação especial dedicada exclusivamente a elas foi preparada pela Coordenação de Participação Social (CPS) da Secretaria Municipal da Casa Civil para reconhecer e valorizar a atuação dessas mulheres que atuam como interlocutoras do governo em suas comunidades. O Encontro Conselheiras Participativas será nesta quinta-feira (9 de março), às 18h30, na sede da administração municipal, e contará com palestras, homenagens e apresentação musical para acolher as mulheres.

São esperadas cerca de 150 mulheres entre conselheiras participativas municipais, suplentes, subprefeitas, secretárias e chefes de gabinete. O evento terá início com a apresentação do Trio de Cordas da Cidade de São Paulo, que preparou um repertório especial para recepcionar as presentes de forma acolhedora.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Sônia Francine Gaspar Marmo, a Soninha Francine, e a coordenadora de Políticas para Mulheres, Ana Cristina de Souza, falarão sobre os serviços oferecidos pelo município para assistência à mulher e as ações do governo do prefeito Ricardo Nunes para reduzir as desigualdades entre gêneros.

Na oportunidade, as participantes receberão um folheto impresso com informações sobre programas e serviços da rede de atendimento, proteção e defesa da mulher. O objetivo é fazer com que cada conselheira divulgue o material em suas comunidades para melhor acolher e orientar as moradoras que precisam de atendimento e muitas vezes desconhecem.

Exemplo de superação ao enfrentar o machismo e quebrar preconceitos, a secretária de Segurança Urbana do Município de São Paulo, Elza Paulina de Souza dará um testemunho sobre sua história de vida e falará sobre o enfrentamento à violência. Ela foi a primeira mulher a assumir o comando da Guarda Civil Municipal de São Paulo (GCM/SP) e idealizadora do programa Guardiã Maria da Penha da GCM.

A coordenadora de Participação Social da Casa Civil, Stella Verzolla, destaca o compromisso da administração municipal em pautar a mulher e da preocupação em dar voz as conselheiras municipais que exercem um papel fundamental em suas comunidades.

“São elas que estão em contato diário com a população, portanto, são quem mais conhecem as necessidades do público feminino, o que é fundamental para a elaboração de políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade. Nem sempre as pessoas conhecem seus direitos e os serviços disponíveis no município. Portanto, será uma oportunidade delas se informarem e saberem o que está sendo feito para melhorar esse atendimento”, explica.

O secretário municipal da Casa Civil, Fabrício Cobra, ressalta que uma das marcas da administração do prefeito Ricardo Nunes é estabelecer diálogo com a população para planejar ações de caráter inclusivo e participativo:

“As conselheiras municipais são porta vozes da sociedade. É por meio do trabalho que desenvolvem que sabemos o que está dando certo e principalmente que temos acesso às demandas pertinentes a cada localidade de nossa cidade. Essa administração vem dialogando continuamente com a sociedade e é necessário e urgente incluir as conselheiras na programação do Dia da Mulher. Além de reconhecer essa atuação, será uma oportunidade de aproximá-las ainda mais do poder público”, diz.

Secretários da Casa Civil, Fabricio Cobra, e de Direitos Humanos, Soninha Francine, planejam atividades para mulheres