São Paulo comemora 464 anos com missa e celebrações

Ato teve hasteamento de bandeira e hino nacional

Antes das festas com muita música, São Paulo iniciou as comemorações dos seus 464 anos com um ato cívico no Pateo do Collégio e uma missa na Catedral da Sé.
O ato cívico, no local de fundação da cidade, começou com o hasteamento das bandeiras da cidade, Estado e País, com o hino nacional tocado pela banda da Guarda Civil Metropolitana. Logo em seguida, ocorreu a deposição de coroa de flores no Monumento aos Fundadores de São Paulo, em tributo aos militares do exército brasileiro.
Já a missa foi celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, em um dos cartões postais da cidade: a Catedral da Sé.
Presente na missa, o vice-prefeito e Secretário-Chefe da Casa Civil, Bruno Covas, falou sobre os desafios que a cidade, ainda cheia de contrastes, mas acolhedora, precisa enfrentar.
“Nesse último ano a cidade de São Paulo focou em cuidar da nossa gente. Podemos comemorar nesse ano o fim da fila nas escolas municipais, o fim da fila dos exames, com o Programa Corujão da Saúde, e as novas três mil vagas para a população em situação de rua nos nossos CTAs (Centros Temporários de Acolhimento). Uma série de ações feitas para a população mais esquecida, mais negligenciada. Que possamos seguir aquilo que Cristo nos ensinou, que é cuidar do nosso semelhante. Que isso possa inspirar o nosso governo municipal e todos os políticos do Brasil”, afirmou.
Na parte da tarde, Bruno Covas também participou das comemorações dos 85 anos do Mercado Municipal paulistano. A comemoração começou com o lançamento do novo logo do Mercadão, que ganhou traços modernos, com referências às antigas placas de armazéns. Em seguida, houve o tradicional “parabéns a você”, com a participação da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Maria.
Covas cortou o primeiro pedaço do bolo de quase meia tonelada que reproduzia o mapa da cidade e foi distribuído gratuitamente para a população.