Prefeitura inaugura oficialmente passarela de Congonhas

Praça com 262 metros quadrado nas imediações do aeroporto também foi entregue à população

Depois de anos de espera, a passarela do aeroporto de Congonhas foi entregue nesta sexta-feira, dia 19 de janeiro. A reforma foi feita por meio de parceria com a Associação dos Amigos da Passarela (Aspa), a Praias Construtora e empresas privadas.
Uma praça de 262 metros quadrados, localizada em um dos acessos da passarela, também foi inaugurada. 14 câmeras de vigilância integrantes no projeto City Câmeras monitoram o local 24 horas por dia.
A nova passarela é adaptada às normas de acessibilidade vigentes, conta com dois elevadores, iluminação e cobertura em todo o percurso, rampas de acesso nas calçadas, corrimãos e guarda-corpos em duas alturas, faixa de sinalização visual fotoluminescente nos degraus das escadas, sinalização em braile e piso tátil direcional e de alerta.
“Fico extremamente satisfeito em ver uma estrutura tão importante para a cidade de São Paulo ser entregue depois de tantos anos. Cerca de 5 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por dia, mostrando claramente a importância dessa obra”, afirmou o vice-prefeito e Secretário-Chefe da Casa Civil, Bruno Covas.
Quarenta e quatro anos após sua concepção pelo arquiteto brasileiro Vilanova Artigas (1915-1985), a passarela Comandante Rolim Amaro passou por uma completa revitalização. O projeto idealizado por seu neto, o arquiteto Marco Artigas (Estúdio Artigas), e pela arquiteta Helena Camargo (H2C Arquitetura), buscou resgatar a essência da antiga estrutura.