Prefeitura e Governo avançam em despoluição de córregos

Prefeito em exercício, Bruno Covas, vistoriou ações feitas na parte interna do piscinão do Pacaembu, que beneficia 28 mil pessoas

O prefeito em exercício da cidade de São Paulo, Bruno Covas, vistoriou nesta quarta-feira (27) os trabalhos de despoluição do Córrego Pacaembu, na Praça Charles Miller. A limpeza faz parte do Programa Córrego Limpo, uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Sabesp. A ação neste córrego beneficia diretamente 28 mil pessoas que moram ou frequentam a região.

“Em 2007, a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado resolveram fazer uma ação conjunta para a limpeza dos córregos da cidade. Até 2012, foram 150 córregos limpos na cidade, mas infelizmente esse programa foi interrompido em 2013 e até o ano passado 50 desses córregos, que já haviam sido limpos, voltaram a ficar poluídos. Neste ano, nós retomamos essa parceria e já voltamos a ter mais de 150 córregos recuperados na cidade, com o objetivo de diminuir as enchentes”, afirmou o prefeito em exercício, Bruno Covas.

Nesta primeira etapa do programa Córrego Limpo no local, o sistema de captação de água passou por uma varredura para identificar lançamentos clandestinos, infiltrações e formas de entradas de esgotos inadequadas. A segunda etapa, que prevê a conclusão da limpeza por todo o córrego, irá começar em janeiro, abrangendo a região da Barra Funda.