Prefeitura realiza I workshop de Saneamento em São Paulo

Município e Estado discutem melhorias no setor

Em parceria com o Governo do Estado, foi realizado no último dia 12 (terça-feira), o I Workshop de Saneamento de São Paulo, no prédio da Prefeitura, na região central da cidade.
A abertura do evento foi feita pelo vice-prefeito e Secretário-Chefe da Casa Civil, Bruno Covas. Em seu discurso, ele ressaltou a importância de investimentos no setor para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. “Uma gestão integrada requer um novo modelo, que aglutine valores humanos e recursos para o bem da cidade”, afirmou Bruno Covas, que também é responsável por presidir o Comitê Gestor da Sabesp.
Monica Porto, Secretária-adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do ESP também falou sobre a importância do setor. Após a abertura, Hélio castro, diretor da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) falou sobre o papel da agência reguladora no contrato da Sabesp X prefeitura de São Paulo, considerando o marco regulatório, entre outros pontos.
Logo em seguida, Marco Antonio Palermo, Secretário- Executivo do Comitê Gestor dos Serviços de Água e Esgoto da Capital falou sobre os trabalhos do Núcleo de Gestão Técnica do Comitê, como o Programa de Investimentos e o Sistema de Informação Compartilhadas.
O andamento dos Programas Córrego Limpo, Perdas e melhorias dos sistemas de tratamento de água e de coleta e tratamento de esgotos também foi foco de discussão do evento.
No Córrego Limpo, por exemplo, até novembro de 2017, foram 151 córregos despoluídos, R$ 264 milhões de investimentos, governança colaborativa em 28 córregos, 20 córregos requalificados, 22 de zeladoria urbana prioritária, entre inúmeras outras melhorias.