Prefeitura apresenta projeto City Câmeras durante Congresso de Segurança

Já são quase 700 câmeras instaladas em toda a cidade

A Prefeitura de São Paulo participou, nesta quinta-feira (30), do Congresso ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança). O vice-prefeito e Secretário-chefe da Casa Civil, Bruno Covas, foi um dos responsáveis por apresentar o City Câmeras, projeto realizado em parceria com comerciantes, empresas, sociedade civil e com o Governo do Estado de São Paulo.
Covas falou a pequenos e médios empresários do ramo de segurança sobre a importância do projeto, que busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança na capital paulista. Já são 688 câmeras instaladas em toda a cidade, mais 100 a serem instaladas até o final do ano e outras mil que já foram doadas para a prefeitura e estão em fase de homologação. Vale lembrar que a meta é instalar 10 mil câmeras até 2020.
“Essas câmeras ajudam não só no combate ao crime, mas também a gerenciar os programas de zeladoria, por exemplo”, disse Bruno Covas.
Dentre as 688 câmeras já instaladas, 249 estão no Brás, um dos maiores polos comerciais no Brasil, além de outros equipamentos em pontos estratégicos, como Ponte Estaiada, 23 de maio e Borba Gato
“Foi com esse modelo inovador que conseguimos identificar os adolescentes que picharam a estátua do Borba Gato”, afirmou. “Esse é um projeto colaborativo, que conta com a integração de imagens que são transmitidas para o comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com os demais órgãos de segurança, inclusive do “Estado”, afirmou.
A abertura do evento foi feita pela presidente da ABESE, Silvia Migliori, que falou um pouco sobre a importância do setor e a importante parceria que está sendo desenvolvida entre a Associação e a Prefeitura, por meio do City Câmeras.
Segundo ela, o setor gera 220 mil empregos diretos e 1,7 milhão indireto e, atualmente, cresce em média 20% ao ano. “Estamos em um momento de produzir uma mudança real no Brasil. Por isso, temos que fazer nossa parte”, disse.
O Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, também participou do evento.